Belo Horizonte tem 18 mortes apenas no fim de semana

Problemas na segurança pública em Minas Gerais ficam cada vez mais sérios; governo Anastasia já trocou secretário e lançou pacote para tentar reduzir os crimes

Belo Horizonte tem 18 mortes apenas no fim de semana
Belo Horizonte tem 18 mortes apenas no fim de semana (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minas 247 - Os problemas na área de segurança pública em Minas Gerais estão cada mais sérios. Neste fim de semana, foram pelo menos 18 assassinatos, entre a madrugada de sábado e o início da noite de domingo. Na maioria dos crimes, a motivação e a autoria são desconhecidos - os suspeitos, portanto, não foram presos.

Desde o início do ano o governo Antonio Anastasia (PSDB) sofre para superar os problemas na área. Em março, o governador decidiu trocar o antigo secretário de Defesa Social (Seds), Lafayette Andrada, por um nome mais técnico, o do procurador de Justiça Rômulo de Carvalho. No início do ano, a gestão de Andrada foi acusada pela imprensa de sonegar dados sobre a segurança pública, omitindo ocorrências.

Na última sexta-feira, o corpo de uma mulher chegou a ser queimado em pleno centro de Belo Horzionte. De acordo com a Polícia Militar (PM), a mulher foi agredida com chutes na cabeça e, depois, teve o corpo embebido álcool e queimado por por cinco jovens, que foram presos em seguida. Ela morreu no sábado, depois de ter siso internada no Hospital João XXIII.

continua após o anúncio

A maioria dos assassinatos do fim de semana ocorreu em bairros mais afastados da região central da capital. Patrícia Carla Cardoso, de 41 anos, por exemplo, foi atingida por quatro disparos de uma pistola semiautomática, silenciosa, no bairro São José, região Noroeste. Os moradores não conheciam a mulher e nem ouviram os tiros. Ela estava com sacolas plásticos com pães e carne, o que mostra que provavelmente retornava de compras.

Há 10 dias, o novo secretário de Defesa Social anunciou, juntamente com as polícias militar e civil do estado, um pacote para tentar reduzir os crimes, o Plano Integrado de Enfrentamento à Violência em Minas Gerais. Estão previstas obras para um Centro de Prevenção à Criminalidade e um Centro Integrado de Comando e Controle e um novo prédio da Perícia Criminal. O investimento previsto é de R$ 225 milhões.

continua após o anúncio

Segundo o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram redução na taxa de homicídios entre 200 e 2010, enquanto Minas teve o maior crescimento na região Sudeste. A própria Seds divulgou que a taxa de crimes violentos no estado aumentou 11% no ano passado, comparada a 2010.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247