Barbosa diz que STJ é 'órgão burocrático'

Presidente do STF questiona arquivamento de ação contra acusados de matar estudante da USP após um trote em 99, mas é derrotado por colegas, por 5 a 3: "O STJ violou a soberania do júri e, com isso, violou abertamente a Constituição. Estamos aqui chancelando a impossibilidade de punição aos que cometeram um crime bárbaro"

Barbosa diz que STJ é 'órgão burocrático'
Barbosa diz que STJ é 'órgão burocrático'


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, conhecido por seus ataques de fúria, elegeu como novo alvo o STJ (Superior Tribunal de Justiça): é um "órgão burocrático de Brasília", por ter arquivado o caso do calouro de medicina da USP morto depois de um trote em 1999.

Edison Tsung Chi Hsueh morreu aos 22 anos quando se preparava para entrar no primeiro ano do curso de medicina. Após participar de uma aula inaugural, foi pintado e seguiu com outros calouros e os veteranos para a Atlética da USP. Seu corpo foi encontrado no fundo da piscina na manhã seguinte ao trote.

Em 2006, o STJ arquivou uma ação contra os acusados por falta de provas, o que impediu o julgamento do caso.

continua após o anúncio

Nesta quinta-feira, por 5 votos a favor e 3 contra --incluindo Barbosa--, os ministros do STF mantiveram a decisão do STJ.

"O tribunal se debruça sobre teorias, sobre hipóteses, e esquece aquilo que é essencial: a vítima. Não se fala da vítima, não se fala da família", disse Barbosa.

continua após o anúncio

"Estamos aqui chancelando a impossibilidade de punição aos que cometeram um crime bárbaro. Quero dizer que o STF está impedindo que essa triste história seja esclarecida", afirmou.

Para Barbosa, o STJ "violou a soberania" do júri e, com isso, "violou abertamente" a Constituição.

continua após o anúncio

"A quem incumbiria examinar se eles são ou não culpados? O tribunal do júri ou um órgão burocrático da Justiça brasileira situado em Brasília, o STJ?", questionou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247