Bancada do MDB fecha apoio a Zanin e relator finaliza parecer na quinta
Bancada do MDB no Senado decidiu, por unanimidade, apoiar a indicação do advogado Cristiano Zanin a uma das 11 cadeiras do STF

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 — A bancada do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Senado decidiu, por unanimidade, apoiar a indicação do advogado Cristiano Zanin a uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (14), após uma reunião entre Zanin e os parlamentares. O MDB, atualmente, possui a terceira maior bancada da Casa Alta, com 10 senadores.
Em entrevista coletiva após a reunião, o senador Veneziano Vital do Rego (PB), relator da sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou que o parecer será finalizado até a manhã de quinta-feira (15). O objetivo é cumprir rigorosamente as condições regimentais e sabatinar o indicado no dia 21 de junho. O senador destacou que Zanin visitou não apenas individualmente, mas também coletivamente todas as bancadas do MDB.
O senador Veneziano acredita que Zanin possui as capacidades técnicas e jurídicas necessárias para assumir o cargo e que o relatório será redigido de forma objetiva. Ele ressaltou o apoio do grupo de dez senadores e da senadora Ivete Silveira à indicação de Zanin, baseado na análise técnica e jurídica apresentada pelo advogado, além de sua atuação como militante na advocacia.
Durante a reunião, os parlamentares também fizeram pedidos ao advogado em relação à atuação do STF. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) criticou as decisões monocráticas tomadas por ministros da Suprema Corte e solicitou que Zanin debata o tema caso seja aprovado. Castro defendeu que, sempre que possível, as decisões sejam colegiadas e não tomadas por um único ministro, alegando que isso concentraria demasiado poder em uma única pessoa.
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o STF, Cristiano Zanin ocupará a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, caso seja aprovado pelo Parlamento. Para ser confirmado, o advogado precisará passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ser aprovado pelo plenário da Casa, com no mínimo 41 votos favoráveis. Desde o início da semana, Zanin tem visitado senadores em busca de apoio. Além do MDB, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Democrático (PSD) já anunciaram voto favorável ao advogado. Com o apoio unânime dessas três legendas, Zanin já garante 33 dos 41 votos necessários para sua aprovação em plenário.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247