Baianos, apertem os cintos
A Bahia lder em nmero de mortes no trnsito no Nordeste; so cinco vtimas por dia; blitz da Lei Seca em Salvador autuou 34 motoristas beberres neste fim de semana
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Rebeca Bastos_Bahia247 - A Bahia ganhou um título nada bacana: o de campeão em mortes por acidente de trânsito no Nordeste. O levantamento foi feito ao longo de 10 anos pelo Ministério da Saúde e mostrou que por aqui são cerca de duas mil mortes por ano, o que dá uma média de cinco pessoas por dia. As causas mais comuns dos dois acidentes estão diretamente relacionadas ao excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, falta de atenção e uso de bebida alcoólica.
No estado, a BR-324 tem o maior índice de acidentes nas estradas, e os flagrantes de imprudência ocorrem a todo momento. De acordo com o levantamento, o perfil dos acidentados é prioritariamente masculino e jovem. Os homens estão envolvidos em 85% dos acidentes; desses, 46% têm entre 18 e 25 anos. "O homem é mais vulnerável porque está mais exposto, tanto pelo comportamento – em muitas situações, mais agressivo ao dirigir –, quanto pela associação com fatores de risco, como o excesso de velocidade e a associação entre álcool e direção", analisa Marta Silva, coordenadora de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde.
Blitz em Salvador
A Semana Nacional de Trânsito foi celebrada de 18 a 23 de setembro. Aproveitando a oportunidade da data, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) voltou a realizar blitzes de alcolemia a partir deste final de semana. E o resultado não foi nada bom: trinta e quatro motoristas foram pegos em flagrante e autuados nas fiscalizações da realizadas desde sexta-feira (23) até a madrugada desta segunda-feira (25). Deste total, o teste do bafômetro apontou que quatro condutores dirigiam com a presença de até 0,29 mg de álcool no sangue (infração) e um com mais de 0,30 mg – o que já se configura crime de trânsito.
Entre os autuados, 29 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro e, por isto, foram notificados, já que a Lei 11.705 presume que quem não aceita fazer o teste está dirigindo sob efeito do álcool. Todos os infratores foram multados em R$ 957,69 e tiveram a carteira de habilitação recolhida pelo Detran.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247