Ataque de Guedes à França exibe 'grosseria' e despreparo do governo brasileiro, diz mídia francesa

Jornais como o Le Figaro sublinharam o misto de desinformação e grosseria nos comentários deste membro do governo Bolsonaro

Paulo Guedes e Emmanuel Macron
Paulo Guedes e Emmanuel Macron (Foto: Adriano Machado/Reuters | Ludovic Marin/Pool via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RFI - A suposta “irrelevância” da França para o governo brasileiro, na opinião do ministro da Economia, Paulo Guedes, não passou nem um pouco despercebida pela mídia francesa nesta quinta-feira (11). Dos grandes jornais, como o Le Figaro, aos mais regionais, como o Sud Ouest, passando por veículos como o canal de TV BMF e a rádio RTL, todos sublinharam o misto de desinformação e grosseria nos comentários deste membro do governo Bolsonaro.

Para Guedes, a França – “apenas” o maior empregador estrangeiro do Brasil e terceiro grande investidor no país –, está se tornando irrelevante para a economia brasileira, e se Paris não tratar Brasília bem, ele pretende “ligar o foda-se” – um comentário vulgar repetidamente sublinhado pela mídia francesa, que já destacou outras faltas de “diplomacia” do ministro brasileiro, para não dizer apenas falta de educação.

continua após o anúncio

Os comentários do ministro de Jair Bolsonaro aconteceram durante uma reunião ocorrida na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), grupo em que o governo brasileiro gostaria de ingressar. Guedes fez referência a esse episódio durante o discurso de abertura do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na terça-feira (9). Em sua fala, ele recordou e rebateu as críticas que ouviu sobre as políticas ambientais do Brasil.

A matéria do Le Figaro é acompanhada de um vídeo, traduzindo cada palavra do ministro brasileiro durante seu discurso, quando este compara as cifras negociadas anualmente pelo Brasil com a França e com a China, em que o gigante asiático exibe um montante de US$ 120 bilhões contra US$ 7 bilhões franceses.

continua após o anúncio

No discurso, Paulo Guedes estaria reproduzindo uma discussão anterior com “um ministro francês”, sem identificá-lo. O diário cita ainda a crítica do ministro de Bolsonaro ao presidente francês, Emmanuel Macron, por este ter se oposto ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Amazônia x Notre-Dame

continua após o anúncio

Já o jornal Sud Ouest, que soma mais de 1 milhão de leitores, enfatiza a comparação de Guedes entre os incêndios na Amazônia e da Catedral de Notre-Dame de Paris, em 2019, quando o ministro acusa a França de não ter conseguido controlar as chamas que ameaçavam “um quarteirão”, enquanto a Amazônia, cuja superfície supera a área de alguns territórios europeus, seria muito mais difícil de ser monitorada.

O site da Rádio RTL começa seu artigo classificando de “afronta” as palavras do economista brasileiro.

continua após o anúncio

A expressão vulgar de Guedes – "ligar o foda-se" – dá título ao texto da BFMTV, que, além de citar as muitas farpas já trocadas pelos governos brasileiro e francês desde a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, mostra que grosseria parece ser uma especialidade do ministro da Economia brasileiro, ao relembrar que, em outra ocasião, Guedes se referiu à primeira-dama da França, Brigitte Macron, como “realmente feia”.

Os internautas franceses também não deixaram passar mais esta demonstração de falta de educação do governo Bolsonaro, fazendo ligações diretas entre o ministro da Economia e seu chefe de Estado: "Ele é tão diplomático como seu presidente", diz um internauta.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247