Arquivo Nacional tem militar e técnico de informática nomeado para a guarda de importantes documentos da História nacional

A nomeação surpreendeu e provocou estupefação no meio dos historiadores, cientistas políticos, sociólogos e, principalmente, do corpo de funcionários de carreira

(Foto: Gov.br / Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o 247 -  O corpo técnico do Arquivo Nacional está sofrendo de insônia permanente. O motivo é mais que justificável: foi nomeado para o cargo mais sensível e com maior exigência de conhecimentos profundos de História e dos processos arquivísticos da instituição, oficial da Reserva da Força Aérea, Marcos Antônio Reis. A sua nova função é estar à frente da Diretoria Geral de Acervos, que cuida desde as cartas de sesmaria até os processos de presos políticos e a luta pela Anistia no Brasil.

Para tal cargo é necessário um profundo conhecimento tanto da história de Portugal, quanto do Brasil, além de técnicas e regras de Biblioteconomia, de preservação e classificação documental internacional.

continua após o anúncio

Encabeça o protesto e faz coro com o corpo funcional, o historiador, professor da UFRJ e ex-presidente do Fórum Nacional dos Arquivos Públicos do Brasil, Francisco Carlos Teixeira, que escreveu uma nota, em que diz: “Protestamos com indignação pelo uso das instituições de saber, memória e da própria História da Nação como "cabide" de emprego, prebenda, para os preferidos do Governo, ignorando as regras de garantia e de preservação da Memória Nacional”.

A nomeação surpreendeu e provocou estupefação no meio dos historiadores, cientistas políticos, sociólogos e, principalmente, do corpo de funcionários de carreira, pelo uso dos cargos políticos do Poder Executivo federal, na área das Ciências e Cultura, “como uma verdadeira "Nomenklatura", pletora utilizada pelos Estados Totalitários para garantir apoios ou recompensar os mesmos”, denuncia Teixeira.

continua após o anúncio

No currículo de Marco Antônio Reis, postado no LinkedIn, onde conta com 282 conexões, pode-se percorrer a sua experiência como técnico de informática desenvolvedor em JAVA. E ponto. Sua última colocação foi a de técnico em TI da “Drogaria do Povo”.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247