Após vídeo comprometedor, chefe da Polícia Civil do DF se aposenta

Diretor-geral da Polcia Civil, Onofre de Moraes, pede exonerao aps divulgao de vdeo em que aparece criticando o governador Agnelo Queiroz, em junho do ano passado; novo diretor assume interinamente

Após vídeo comprometedor, chefe da Polícia Civil do DF se aposenta
Após vídeo comprometedor, chefe da Polícia Civil do DF se aposenta (Foto: Leonardo Arruda/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natalia Emerich e Naira Trindade _Brasília247 – O diretor-adjunto da Polícia Civil do DF, João Rodrigues, vai assumir interinamente a cadeira da direção-geral até que o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, encontre um nome para o cargo. O diretor-geral, Onofre de Moraes, pediu exoneração na manhã desta quinta-feira (2), na residência oficial de Águas Claras, após a divulgação de um vídeo no blog do jornalista Edson Sombra em que aparece criticando o governador Agnelo Queiroz.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (2), no Departamento de Polícia Especializada (DPE), Onofre disse ainda que vai se aposentar. O diretor do DPE, Mauro Cézar Lima, que também aparece nas imagens gravadas na sala da casa do jornalista, na 716 Norte, colocou o cargo à disposição do novo diretor, mas se mantém à frente do departamento até segunda ordem.

Onofre de Moraes disse que autorizou  Sombra a publicar o vídeo de quase 38 minutos em que ele aparece criticando o governador. “Mandei que Sombra publicasse porque Brasília não pode viver à base de vídeo e chantagens políticas”, afirmou o diretor-geral. “Minha atitude em pedir para que Sombra mostrasse a fita é um grande desafio”, contou.

continua após o anúncio

Moraes pede desculpa às pessoas citadas por ele na sala do “amigo”. “Sempre soube que Sombra tinha o hábito de gravar as pessoas, mas ele garantia que não gravava amigos e, por isso, não sabia que estava sendo gravado”, diz. Apesar do episódio, Moraes garante que continua a grande amizade de 30 anos que tem com o jornalista. E alerta aos colegas: “Existem mais três mil gravações de autoridades de Brasília nas mãos do Sombra e qualquer autoridade que contrariá-lo vai aparecer em vídeos”.

Durante as explicações à imprensa, Onofre de Moraes evitou comentar o teor do vídeo. E, ao ser questionado do rumo que tomaria na Polícia Civil, levantou-se da mesa da coletiva com os olhos lacrimejados, e afirmou que encerraria a carreira de delegado da Polícia Civil pedindo a aposentadoria. “Mas saio de cabeça erguida e espera que o novo diretor nunca tenho passado perto da daquela casa”.

continua após o anúncio

Em Ceilândia, o governador Agnelo Queiroz tentou minimizar a saída de Onofre desqualificando as imagens gravadas na casa do jornalista. Agnelo alegou que as gravações não têm credibilidade e ainda levantou suspeitas de que as imagens podem ter sido manipuladas. Agnelo afirmou, ainda, que Onofre deixa a Polícia Civil pela porta da frente.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247