Apib aciona STF para conter violência policial contra indígenas em MS

Ação pede providências para combater a violência policial contra comunidades indígenas do estado de Mato Grosso do Sul

Estado deve proteger terras indígenas mesmo sem decreto de homologação
Estado deve proteger terras indígenas mesmo sem decreto de homologação (Foto: Tiago Miotto/Cimi)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Conjur - A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) visando a adoção de diversas medidas para combater a violência policial contra comunidades indígenas do estado de Mato Grosso do Sul. A ação foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

De acordo com a associação, as violações cometidas são sistêmicas e se relacionam com a ausência de demarcação da terra tradicionalmente ocupada. Segundo a Apib, o governo estadual adota uma política de segurança pública que desconsidera e desrespeita os direitos fundamentais dos povos indígenas, com a utilização da Polícia Militar "como milícia privada a serviço dos fazendeiros da região", efetivando ações violentas de desocupação forçada. Essas operações não teriam amparo legal nem autorização judicial.

continua após o anúncio

Pedidos
A associação pede que o estado seja obrigado a elaborar e encaminhar ao STF, em 60 dias, um plano visando o controle de violações de direitos humanos dos povos indígenas pelas forças de segurança, com medidas objetivas, cronogramas específicos e perspectiva intercultural, além de previsão dos recursos necessários à sua implementação.

A ação também requer que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado informe as operações policiais à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Ministério dos Povos Indígenas, com antecedência mínima de 24 horas. Outro pedido é o de instalação de equipamentos de GPS e sistemas de gravação de áudio e vídeo nas viaturas policiais e nas fardas dos agentes de segurança, com o armazenamento dos respectivos arquivos. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247