Apesar de veto, governo do DF insiste em novo setor de hotéis

Governador em exerccio, Tadeu Filippellidefende um projeto "ousado e moderno, que est longe de ser um paredo de prdios" e vai conversar com o Iphan para conseguir a liberao da rea



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Naira Trindade e Priscila Mesquita_ Brasília247 – O governo do Distrito Federal não desistiu de construir hotéis na 901 Norte, apesar do veto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O governador em exercício, Tadeu Filippelli, disse que vai conversar com o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Alfredo Gastal, em busca de uma solução para a ocupação do terreno de 85 mil metros quadrados no centro do Plano Piloto.

Segundo Filippelli, é intenção do GDF transformar o terreno num espaço "ousado e moderno, com vista para o horizonte, que está longe de ser um paredão de prédios". Ele disse que um novo projeto, com "as adequações necessárias", será elaborado. O governador em exercício descarta a possibilidade de o governo desistir de vender a área, avaliada entre R$ 700 milhões e R$ 900 milhões. Filippelli insistiu que o espaço é o único disponível para a expansão da rede hoteleira em Brasília e garantiu que não permitirá que os hotéis se transformem em residências.

Tadeu Filippelli e Alfredo Gastal devem conversar sobre a 901 Norte nas próximas semanas. O governador quer conhecer melhor a opinião do superintendente do Iphan para elaborar uma nova proposta, mas já adiantou que a altura das torres não será reduzida – no projeto os edifícios teriam até 18 andares. "Vamos construir um projeto de forma respeitosa, como Brasília merece", disse Filippelli. Gastal está disposto ao diálogo. Ele garante que, "por enquanto, o projeto ganhou um ponto final, mas a cidade precisa evoluir".

continua após o anúncio

O presidente da Terracap, Marcelo Piancastelli, concorda que o projeto precisa passar por ajustes, mas não tem um prazo para que seja reenviado ao Iphan. A Terracap, segundo ele, tem um vasto leque de opções de terrenos no Distrito Federal para colocar à venda caso o veto do Iphan inviabilize a comercialização da 901 Norte.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247