Apenas 15% dos crimes são resolvidos pela Polícia Civil

Para tentar aumentar a resoluo dos casos, o Departamento Estadual de Homicdios e Proteo Pessoa criou uma delegacia especializada na investigao de latrocnios

Apenas 15% dos crimes são resolvidos pela Polícia Civil
Apenas 15% dos crimes são resolvidos pela Polícia Civil (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dos 66 casos de latrocínio, roubo seguido de morte, ocorridos nos dez primeiros meses do ano na capital, dez foram esclarecidos pela Polícia Civil com a prisão de suspeitos – ou 15% dos crimes. O levantamento realizado pela reportagem inclui, no total das ocorrências, cinco latrocínios que não aparecem nas estatísticas criminais divulgadas mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Para tentar aumentar a resolução desses casos, o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) criou uma delegacia especializada na investigação de latrocínios. A 3.ª Delegacia de Chacinas e Latrocínios funciona há dois meses e já esclareceu três crimes.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro de Lima, admite que o latrocínio é um crime difícil de ser investigado. "Diferentemente do homicídio, em que os envolvidos geralmente se conhecem, no latrocínio a vítima e o criminoso vão se encontrar em um único instante da vida de ambos", diz.

continua após o anúncio

Com a criação da delegacia especializada em latrocínios, Carneiro espera que os casos sejam solucionados mais rapidamente. "Os policiais vão se empenhar mais ainda para resolver esse crime covarde. Além disso, a centralização das investigações facilitará o trabalho da polícia."

O cientista político Guaracy Mingardi, especialista em Segurança Pública, que já havia defendido a criação de equipes especializadas na investigação de latrocínios, tem dúvida se a centralização na apuração dos casos em uma única delegacia facilitará o esclarecimento das ocorrências. "As equipes que trabalham com latrocínio deveriam ficar localizadas nas áreas das delegacias seccionais. Teriam de ser equipes locais, para conhecer os criminosos que atuam naquela região e traçar o perfil de cada um."

continua após o anúncio

Mingardi acredita que a delegacia especializada terá um índice de resolução maior de latrocínio em comparação com os distritos policiais de bairro. "As delegacias de bairro pouco investigam, pois não têm estrutura. Certamente, ocorrerá uma melhora dos índices se houver um trabalho incansável das equipes especializadas", diz. (O Estado de S. Paulo)

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247