Apenas 1% dos candidatos esperados registrou candidatura

De acordo com contagem do TSE, até esta terça-feira, apenas 3,3 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador tiveram suas candidaturas inscritas

Apenas 1% dos candidatos esperados registrou candidatura
Apenas 1% dos candidatos esperados registrou candidatura (Foto: Arquivo/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio _247 - Um problemão ronda a Justiça Eleitoral. E ele já comprometeu o calendário eleitoral deste ano. De acordo com contagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta terça-feira, apenas 3,3 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador tiveram suas candidaturas inscritas. O número equivale a menos de 1% do total esperado, uma vez que nas eleições de 2008, mais de 380 mil candidaturas foram registradas. Pior ainda. O prazo para cadastros acaba na próxima quinta-feira (5).

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, reuniu-se na manhã desta terça-feira (3) com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país para discutir providências a serem tomadas com a ameaça da paralisação se estender por todo pais a partir desta quarta-feira.

A preocupação da ministra é em razão do calendário eleitoral que prevê para a próxima quinta-feira, o encerramento do prazo para apresentação de pedido de registro de candidatos às Eleições 2012. Os servidores marcaram paralisação de suas atividades, para reivindicar a aprovação de Plano de Cargos e Salários.

continua após o anúncio

"É uma preocupação porque eu entendo legítimo o pleito dos servidores de que haja o reajuste cumprindo a Constituição. Mas muito mais do que isso, a maior legitimidade que se tem na Democracia é a do cidadão brasileiro ter todos os órgãos, antes das eleições, atuando na sua plena capacidade, especialmente em dias como este dia 5, que será dia de recebimento de pedido de registro", afirmou a ministra.

"É da maior importância, portanto, que a gente consiga tornar efetivo este pedido [de registro]. Portanto, qualquer paralisação que coloque em risco esse cumprimento do calendário eleitoral é grave", completou Cármen Lúcia ao final do encontro com os dirigentes dos Tribunais Regionais.

continua após o anúncio

Os servidores cobram a aprovação do Projeto de Lei 6.613/2009, que atualiza o Plano de Cargos e Salários da carreira. O desembargador Marco Villas Boas, que preside o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, pediu, também nesta terça-feira, que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) atue como interlocutor na busca de uma solução rápida para a demanda dos servidores.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247