Ano novo e informação
O pior jornal, o mais cretino dos informativos, ainda será melhor à evolução da sociedade do que informação controlada, ou nenhuma informação
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O ano de 2011 foi marcado, no Brasil, do início ao fim, por denúncias de corrupção. Do Legislativo ao Judiciário, passando obviamente e principalmente pelo Executivo, vimos todos, com muita estupefação pela quantidade dos casos e indivíduos de altos escalões envolvidos, as mais cínicas improbidades, os mais criminosos desvios e furtos, qualificados ou não, da coisa pública, que aparenta ser cada vez mais "privada" - substantiva e adjetivamente - nas mãos dos governantes e gestores.
Desde sempre a corrupção existe. É própria da falta de caráter dos homens, e da ausência de controle e punição rápida e exemplar, sem exceções, pelas instituições. Como não foi inventada hoje, e nem acabará de um dia para outro por lei ou decreto, acredito que só o sentimento de indignação seja o meio mais eficaz de combatê-la, e sabe-se lá eliminá-la, em algum tempo distante no futuro. E essa indignação, que parece estar ficando tão epidêmica quanto o objeto de seu foco, se está de fato assim, como acredito que seja, e se continuará crescendo, isto devemos creditar à democratização da mídia de todas as naturezas tecnológicas e as garantias da imprensa, quer das empresas mais independentes, seja mesmo das mais atreladas aos interesses políticos, financeiros e econômicos.
E por isso, porque sabemos que a indignação é produto da informação - e "eles", os malfeitores, também - a sociedade deverá redobrar cuidados para não perder um modelo que se mostra aliado na luta do bem contra o mal, no resgate de uma ética mínima, ao menos. O pior jornal, o mais cretino dos informativos, ainda será melhor à evolução da sociedade, que informação controlada, ou nenhuma informação. No ano novo muitas coisas ficarão como antes. Algumas piorarão, e outras melhorarão. E só a informação nos permite deduzir o óbvio dessa realidade. Mas confiemos no tempo, que é o caminho, o único caminho, aliás, pelo qual as conquistas são obtidas. Feliz Ano Novo.
Dionysio Paixão é advogado e procurador do município de Manaus
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247