Amorim teme que aumento da tensão com a China contamine relações dos EUA com o Brasil
"O excesso de peso dado a esta rivalidade pode contaminar as relações dos EUA com países da América Latina", afirmou o ex-chanceler
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O embaixador Celso Amorim, ex-chanceler nos governos de Lula demonstrou preocupação com os efeitos da visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan, numa afronta à China.
Para Amorim, o Brasil pode sair prejudicado com o aumento das tensões entre EUA e China. "Nos preocupa o crescimento dessas rivalidades e sobretudo que as relações com a América Latina sejam vistas sob a ótica dessas rivalidades", afirmou Amorim à colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
>>> 'EUA violaram gravemente o princípio de Uma Só China', diz chancelaria chinesa
"O excesso de peso dado a esta rivalidade pode contaminar as relações dos EUA com países da América Latina", disse Amorim. "A relação conosco tem que se basear nos interesses bilaterais entre os EUA e o Brasil", acrescentou.
A visita de Nancy Pelosi a Taiwan deflagrou a mais grave crise em anos entre as duas maiores economias do mundo em meio à tensão mundial provocada pela guerra da Ucrânia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247