Amorim fez discreta viagem a Moscou antes da vinda de Lavrov ao Brasil
Viagem antecedeu a missão do presidente Lula à China
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – O embaixador Celso Amorim, chefe da assessoria especial do presidente Lula para a política externa, realizou uma visita discreta a Moscou nesta semana, segundo relata o jornalista Assis Moreira, do Valor Econômico. A agenda dessa visita é objeto de especulações, especialmente considerando as sanções ocidentais contra Moscou e a maior aproximação entre a Rússia e a China.
"É importante notar que a visita de Amorim ocorreu pouco antes da viagem do presidente Lula à China em 11 de abril. Durante a visita, Lula reiterou sua busca por "paz e diálogo" na Ucrânia. Além disso, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, estará em Brasília no dia 17 para oficialmente consolidar relações com os países da região e tentar reduzir o isolamento imposto à Rússia pelos países da OTAN em decorrência da invasão da Ucrânia. Lavrov já visitou países africanos e asiáticos com esse objetivo", lembra o correspondente do Valor.
"Há especulações de que Moscou possa tentar convencer o Brasil a aceitar o uso de moeda local no comércio bilateral ou de transações em renminbi com a Rússia e a China", acrescenta o jornalista.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247