ABI realiza ato em memória do jornalista Tim Lopes, assassinado há 20 anos

Nesta quinta-feira (2), às 16h, os 20 anos da morte de Tim Lopes serão lembrados em ato no auditório do 9º andar da Associação Brasileira de Imprensa

Tim Lopes
Tim Lopes (Foto: Brasil 247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) realiza nesta quinta-feira (2) ato em memória do jornalista Tim Lopes, assassinado há 20 anos. Além da ABI, participam da organização do ato a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

"Há 20 anos, em 2 de junho de 2002, o jornalista Tim Lopes foi capturado, torturado e assassinado por traficantes quando fazia uma reportagem para a TV Globo sobre abuso de menores e tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sua morte mudou os protocolos de segurança para os jornalistas em campo e virou um símbolo da luta pela liberdade de imprensa e pelo livre exercício da profissão", destaca a ABI em nota publicada no site da entidade.

continua após o anúncio

"No momento em que crescem os ataques a jornalistas — e à própria imprensa — no país, os 20 anos da morte de Tim Lopes se revestem de grande simbolismo".

A entidade representativa dos jornalistas brasileiros aponta que segundo dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foram registrados 430 ataques a jornalistas em 2021, o maior número desde que foi iniciado o levantamento, na década de 1990.

continua após o anúncio

O crime que vitimou Tim Lopes ampliou o debate sobre a integridade física dos jornalistas no exercício da profissão, e sobre a própria segurança pública. "A luta pela apuração dos fatos e a punição dos culpados, capitaneada por jornalistas, foi essencial para que não houvesse impunidade", aponta a ABI.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247