Aberta temporada de caça a cérebros estrangeiros

Ministro Aloizio Mercadante anuncia plano brasileiro de captura de cientistas de outros pases para trabalhar aqui; crise econmica mundial e real facilitam misso; neurocientista Miguel Nicolelis ( dir.) opera a ideia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Julio Cesar Macedo Amorim _ O Brasil vai aliar a situação econômica do país e as demissões em massa de cientistas nos Estados Unidos e Europa para atrair profissionais de ponta para trabalharem em regime temporário no território nacional.

A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, prestada na quinta-feira 14, após audiência com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Mercadante compareceu na companhia do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que integra o grupo dos 20 mais renomados e influentes cientistas no mundo, para apresentar a proposta da criação do programa Escola sem Fronteiras e intensificar o Andar de Novo, desenvolvido em Natal (RN), além da realização de concursos públicos para contratar profissionais no mercado internacional.

O neurocientista Miguel Nicolelis informou que o projeto Escola sem Fronteiras, conforme apresentado à presidenta Dilma, tem por objetivo atuar em áreas fronteiriças de 12 países na América do Sul.

continua após o anúncio

Assim, por exemplo, num determinado período os jovens seguem com os estudos normais de cada país - obedecendo a grade curricular - e em outro período estudam matérias científicas.

Outro trabalho desenvolvido por Nicolelis, o Andar de Novo, também mereceu simpatia da presidenta Dilma e tal fato levará a uma visita, em data a ser definida, às dependências do instituto em Natal (RN).

continua após o anúncio

O neurocientista informou também que vem desenvolvendo equipamento que permitirá a pessoas paralíticas ou tetraplégicas, por exemplo, andarem apoiadas por equipamentos produzidos por sua equipe. Conforme contou, a meta é que os aparelhos estejam prontos em quatro anos. A demonstração aconteceria na abertura da Copa do Mundo Fifa 2014.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247