A zona da amizade (the friend zone) - como escapar

Qualquer que seja a situação, querer mais do que se está recebendo traz dor e sofrimento. A zona da amizade não é um lugar fácil de morar!



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não me diga que você se apaixonou por alguém e o objeto do seu afeto o (a) vê como nada além de um irmão ou irmã? Essa é a chamada "friend zone" (a zona de amizade) que todos tentam evitar quando gostam de alguém.

E para os que ainda não conhecem o termo, "the friend zone" (a zona da amizade) se refere à situação onde um indivíduo passa a ter sentimentos mais intensos numa amizade e quer se tornar "mais que somente amigo" com a outra pessoa. É muito comum que a outra pessoa não perceba o desejo do amigo e se sinta feliz e satisfeita com a relação puramente de amizade. Dessa forma, o indivíduo que quer ser mais que amigo, se torna preso na zona da amizade, se sentindo impossibilitado de passar de amigo ou amiga para namorado ou namorada.

Ficar aprisionado na zona da amizade pode ser frustrante. A frustração pode ser pela falta de sexo - um amigo desejando ter envolvimento físico e sexual com o outro, ou, mesmo no caso de amigos com envolvimento sexual (amigos com benefícios), pela vontade de passar a ter um compromisso de namorados. Qualquer que seja a situação, querer mais do que se está recebendo traz dor e sofrimento. A zona da amizade não é um lugar fácil de morar!

continua após o anúncio

Sabemos o quanto é difícil (mas não é impossível) escapar dessa zona de aprisionamento. Mas, se você quiser tentar, aí vão alguns passos que podem ajudar.

1. Avalie a situação
Primeiro, ela (a pessoa em questão) está disponível? Se ela tiver alguém, se estiver superando um término ou está confusa sobre o que quer, a luz vermelha está ligada.

continua após o anúncio

Se vocês passam tempos sozinhos, interagem como namorados ou têm uma energia romântica na relação, é um bom sinal: vocês podem se tornar mais que amigos.

2. Utilize um termômetro
Durante conversa, você pode dizer: "Nossa, se eu tivesse te namorando eu faria x,y,z" e veja a reação dela. Se ela, a pessoa, parecer desconfortável ou rir e pedir pra parar num sorriso amarelo, é sinal que você pode estar ultrapassando os limites da amizade que ela quer manter com você. Mas se ela parecer genuinamente interessada em saber como você a trataria no cenário hipotético que você criou, ela já pode estar pensando em você como alguém namorável.

continua após o anúncio

3. Faça um pacto
Saiba que saindo da zona da amizade, você corre o risco de arruinar a amizade de vocês, caso o namoro ou qualquer outro relacionamento do mesmo gênero não funcione. Faça um pacto para não deixar isso acontecer. Se você vai arriscar uma grande amizade, assegure-se de que dois elementos estejam sempre presentes - respeito e comunicação. Assim, sempre se poderá voltar ao estágio anterior de amigos, sem mágoas ou ressentimentos.

4. Ache o momento ideal
Dizer a ela que você quer namorá-la num bar cheio e com o teor alcoólico muito alterado é uma péssima ideia. Confessar seus sentimentos quando vocês estiverem sozinhos, mesmo depois de algumas doses de álcool, é sempre mais eficaz. Uma atmosfera mais romântica é sempre mais propícia a um beijo (se roubado, melhor) onde possa haver reciprocidade.

continua após o anúncio

5. Rompa com o estereótipo do cara legal ou da mulher doce.

Quando você é tão bacana que considera os sentimentos dos outros mais importantes que os seus, você está dizendo inconscientemente que os seus não importam muito, revelando uma estima mais baixa, o oposto de autoconfiança que tanto atrai.

continua após o anúncio

6. Não demonstre carência

Muitas vezes, seu desejo de estar num relacionamento é tão grande que você coloca a pessoa que você deseja num pedestal, como se ela fosse perfeita. Você deve querê-la pelo que ela é, e não acelerar as coisas como se o seu maior desejo fosse o de estar num relacionamento. Isso acaba com qualquer atração!

continua após o anúncio

7. Tente não ser exclusivo do outro

A zona da amizade pode causar prejuízos emocionais a quem quer mais do que só amizade. Por outro lado, ser o amigo de todas as horas de quem se deseja é muito cômodo para o outro. Tente diversificar os amigos e as programações. Deixe que ela (ele) sinta a sua falta. Valorize-se.

continua após o anúncio

Bem, se conselho fosse bom, a gente vendia, né? Ainda assim, aí vai o último: encare as dicas acima na brincadeira e com bom humor! Mas se conseguir sair da zona da amizade com elas, não deixe de nos contar!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247