A certeza da impunidade

Persiste a onda de acidentes de trânsito em São Paulo. Vítimas sofrendo e autores ilesos! Até quando?



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Persiste a onda de acidentes de trânsito em São Paulo. O roteiro é quase sempre o mesmo: jovem, balada, bebida e direção. Nos mais recentes, os jovens motoristas envolvidos sequer tinham carteira de habilitação! Um claro exemplo que estas pessoas não estão nem um pouco preocupadas com a sociedade, desrespeitando as leis em vigor.

Mas qual será a razão de tantos atos irresponsáveis? Em uma rápida análise, é possível elencar vários fatores: a busca de emoção, a vontade de “aparecer”, o desconhecimento dos riscos envolvidos, a falsa sensação de controle, a imaturidade, entre tantas outras. Mas há uma razão em comum a todos estes atos: seus autores o praticam por que têm a certeza da impunidade!

Afinal, se um jovem ousa dirigir sem carteira de habilitação ou se dirige após beber a noite toda, certamente já avaliou que o risco de ser pego sem a carteira ou embriagado é mínimo e, portanto, vale a pena arriscar! A mesma análise é feita pelos marginais que avaliam os riscos de suas ações criminosas, na esperança de saírem ilesos ou se beneficiarem das falhas de nosso sistema judicial.

continua após o anúncio

O italiano jurista Cesare Beccaria, no livro “Dos Delitos e das Penas”, de 1764, já dizia que somente a certeza da punição pode refrear os atos delituosos. Aqui no Brasil, vivemos um clima de inquietude e incerteza quanto à capacidade de nossas leis efetivamente punirem os delinquentes. Seja por leis brandas ou pela demora da justiça, a verdade é que ninguém é realmente punido!

Por isso, infelizmente, tem sido constante a reação da população no sentido de promover tentativas de linchamento de motoristas e delinquentes, numa clara evidência que a sociedade está descrente da aplicação de uma punição justa. Percebe-se que reduzir os limites de velocidade nas vias, colocar radares, aplicar multas, é inócuo para quem não tem habilitação para dirigir.

continua após o anúncio

Ações como fazer “blitz” de fiscalização são difíceis, pois exigem mobilização, organização, preparo prévio, efetivo de policiais adequado, equipamentos (cones, coletes refletivos, viaturas, comunicação), além da vontade e determinação do comando. Reformar o sistema judicial não parece ser a prioridade do atual governo. Enquanto isso, lamentáveis fatos continuam acontecendo nas ruas. Vítimas sofrendo e autores ilesos! Até quando?

Wilson Lourenço é vice-presidente da FACESP, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247