A aliados, Lula fala em dividir o Ministério da Educação em duas pastas

O objetivo seria criar mais espaço para acomodar aliados, criando o Ministério do Ensino Superior. Perguntado, Lula negou: "estou pensando em outras coisas"

Lula
Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Marcos Oliveira/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse a aliados que pensa em dividir o Ministério da Educação em duas pastas, uma para cuidar exclusivamente da educação básica e outra para gerenciar o ensino superior.

Segundo Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o objetivo seria criar mais espaço na Esplanada dos Ministérios para acomodar mais nomes de forças políticas aliadas.

continua após o anúncio

Na saída da cerimônia de posse do ministro Bruno Dantas como presidente do Tribunal e Contas da União (TCU), Lula foi perguntado se estaria mesmo pensando em dividir o MEC e respondeu: "não, não. Estou pensando em outras coisas".

Segundo a jornalista, a possibilidade de desmembramento do MEC é discutida desde a semana passada.

continua após o anúncio

"Caso seja criado, o Ministério do Ensino Superior incorporaria a pasta da Ciência e Tecnologia, que hoje conta com poucos recursos e é pouco atrativa para candidatos a ministro", explica a reportagem.

Lula lembrou a seus interlocutores que a ideia foi defendida no passado  pelo ex-senador e ex-ministro da Educação de seu primeiro governo, Cristovam Buarque. Quem também defende a ideia do desmembramento afirma que o MEC atualmente trata de realidades muito diferentes, que vão desde a inserção das crianças e adolescentes nas escolas até temas diversos do ensino superior.

continua após o anúncio

Um integrante da equipe de Lula argumentou a políticos e magistrados que o Ministério do Ensino Superior poderia dar maior atenção à conexão entre ensino superior e inovação tecnológica, por exemplo.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247