Waldir Maranhão é o melhor nome ao Senado no Maranhão

Há oito meses das eleições, o Pré-Candidato Waldir Maranhão (Avante), vai se firmando como a melhor opção da esquerda para disputar e vencer a corrida para uma das duas vagas ao Senado Federal

WALDIR MARANHÃO
WALDIR MARANHÃO (Foto: Ricardo Fonseca)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há oito meses das eleições, o Pré-Candidato Waldir Maranhão (Avante), vai se firmando como a melhor opção da esquerda para disputar e vencer a corrida para uma das duas vagas ao Senado Federal. 

Apesar de filiado ao Avante, Waldir está a um passo de disputar as eleições pelo Partido dos Trabalhadores, do qual abraçou desde 2016, numa atitude corajosa, anulando o midiático processo de Impeachment de Dilma Rousseff e, que só não logrou êxito , pelo desprezo de Renan Calheiros então Presidente do Congresso Nacional, que rejeitou a sua anulação sem nem ler.  

Apesar do chororô de Zé Reinaldo Tavares (sem partido), seria uma incoerência do Governador Flávio Dino (PCdoB), apoia-lo em sua aventura ao Senado. Zé Reinaldo, nunca abraçou o projeto político de esquerda mesmo quando rompeu com a família Sarney e uniu-se a Jackson Lago(PDT). Os ranços da direita sempre o acompanharam e maior prova disso foram as votações a favor do Impeachment de Dilma e do não ao processo de Temer  no STF nas duas vezes que ocorreram, além da votação legitimando a intervenção federal no Rio semana passada. 

continua após o anúncio

O ex-governador Zé Reinaldo teve sua fatura liquidada por ter criado o político Flávio Dino, nas eleições de 2014, quando Flávio o elegeu deputado federal. Depois de passar o constrangimento de afirmar que Dino teria o escolhido para a segunda vaga que terá o apoio governamental  a mando de Rodrigo Maia do DEM e,  ser publicamente desmentido,  ele não teria outra opção do que a de  trilhar sozinho o sonho de trocar um mandato certo de deputado federal por um duvidoso de Senador. Zé Reinaldo não irá para o DEM onde tem encontrado resistências e sim para o PSDB, onde terá o apoio total do Senador Roberto Rocha. 

Eliziane Gama , que ora esteve no PPS, ora na Rede Sustentabilidade  , é uma pessoal instável assim como o próprio PPS de  Roberto Freire , Partido que resolveu ficar depois de muitas idas e vindas. Eliziane tem em seu histórico uma inconstância política incomum como nenhum outro político do Maranhão. Após perder as eleições em 2012, resolveu se fechar em copas e não apoiou nem Holandinha ( na época no PTC) e nem João Castelo (PSDB), isolando-se no pleito. Naquela época Eliziane se distanciou de Flávio Dino (PCdoB) principal cabo eleitoral do prefeito reeleito Holandinha  hoje no PDT), do qual nunca escondeu uma grande indisposição de ideias. Reveja aqui: 

continua após o anúncio

http://g1.globo.com/ma/maranhao/eleicoes/2012/noticia/2012/10/eliziane-gama-decide-nao-apoiar-candidatos-no-2-turno-em-sao-luis.html

Já em 2016, a irmã  Eliziane Gama  passou 7 meses na liderança para a Prefeitura de São Luís e por uma estratégia de marketing malsucedida, nem passou pro segundo turno, que ficou entre Eduardo Braide (PMN) e Edivaldo Holanda Júnior , o Prefeito Holandinha (PDT). Nos 45 do segundo tempo, Dino entrou na briga e novamente conseguiu a vitória para o prefeito. 

continua após o anúncio

Lembrando que Eliziane votou a favor do Impeachtment de Dilma e mudou o voto sendo a favor de Temer ser processado no STF. Porém, semana passada não votou para impedir a intervenção federal no Rio, como a esquerda brasileira gostaria. Dizem que Eliziane (Neoesquerda)  seria a “candidata KiteSurf”, porque vai pra onde o vento mais forte leva-la. 

Weverton Rocha (PDT), foi anunciado prematuramente  por Flávio Dino (PCdoB), como detentor da primeira vaga com o seu apoio para a disputa do Senado. 

continua após o anúncio

Apesar dos esforços da máquina governamental, ele ainda não passou dos 7% de intenções de votos, conforme as últimas pesquisas. Fora isso, Ciro Gomes (candidato do PDT à Presidência), tem falado muito mal de Lula por onde anda, numa manobra arriscada para conseguir o apoio Pasmem! da direita coxinha, para se viabilizar como a melhor opção para as eleições de outubro, caso Lula seja impedido, como a turma do PDT quer. 

Apesar de ter votado contra o Impeachment e a favor de Temer ser processado no STF, Weverton, numa atitude covarde, não votou contra a intervenção no Rio como a esquerda queria e fez pior, se absteve do voto contrariando a orientação do PDT que votou a favor. 

continua após o anúncio

Concluindo, nem Zé Reinaldo, nem Eliziane e  muito menos Weverton Rocha, tem a simpatia e o apoio do PT para disputar uma  das duas vagas ao Senado pelo Maranhão. Todo mundo sabe que Dino precisa e muito do apoio do maior partido de esquerda desse País pra se reeleger. Já Waldir Maranhão (mesmo com a rusga entre o deputado federal Zé Carlos da Caixa (PT) e o Presidente Estadual do Partido de Lula , Augusto Lobato), tem o apoio do próprio Lula e da alta cúpula do PT Nacional e das correntes que formam a maioria esmagadora do PT (CNB) no Maranhão. 

Se Flavio Dino não apoiar o candidato do PT ao Senado, está líquido e certo, que o partido caminhará com candidatura própria para o governo e isso afetará e muito o tempo de televisão ( ferramenta importantíssima para a disputa eleitoral) do governador.  

continua após o anúncio

Todos sabem que palanque no Maranhão pra Manuela D´Ávila candidata à Presidência pelo PCdoB   já tem, pra Ciro Gomes (PDT) idem , agora pro candidato do PT , ainda é uma incógnita. Porque petista que se preze jamais subirá no palanque do boquirroto Ciro Gomes (PDT), jamais. 

Para finalizar, Flávio Dino (PCdoB) está numa sinuca de bico : Ou apoia Waldir Maranhão como o único e melhor candidato da esquerda para disputar com capital político e viabilidade real uma da duas vagas ao Senado, ou Lula (se for impedido até quem ele indicar), terá outro palanque no Maranhão. 

continua após o anúncio

Lembrando que Waldir sempre foi fiel ao projeto político do grupo Dinista e as demandas do Partido dos Trabalhadores, mesmo sendo cortejado (e muito!) pelos partidos de direita, como o MDB de Temer e Roseana.  Por essas e outras é que Waldir deveria ser o dono da primeira e não da segunda vaga que terá o apoio do governador para a disputa ao Senado. 

 

 

 

 

   

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247