Votação sobre o pré-sal não é o fim do mundo

Exigir o fim da Lava-Jato como processo político e o julgamento das denúncias contra o PSDB deveriam interessar mais neste quadrante em que a ruas voltarão a se polarizar

Exigir o fim da Lava-Jato como processo político e o julgamento das denúncias contra o PSDB deveriam interessar mais neste quadrante em que a ruas voltarão a se polarizar
Exigir o fim da Lava-Jato como processo político e o julgamento das denúncias contra o PSDB deveriam interessar mais neste quadrante em que a ruas voltarão a se polarizar (Foto: Leopoldo Vieira)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Para início de conversa, se vitoriosa em 2018, a oposição terá força, legitimidade e maioria para fazer as mudanças que quiser sobre o assunto.

Então, é pueril o argumento de que um dos erros da proposta aprovada pelo Senado é que o governo hipotético da oposição pós-Dilma usaria a lei para alijar completamente a empresa.

Ela poderá fazer muito mais do que isso, incluindo a privatização.

continua após o anúncio

Em relação à nova legislação em si, ela apenas desobriga a Petrobrás de estar em todas as operações. A empresa vai escolher onde estar e pode, inclusive, estar em todas, assim que reunir melhores condições.

Mas em períodos como este, de crise fiscal e dificuldade de investimento, agravado pelas consequências das empresas arroladas na Lava-Jato, cruciais para a cadeia do petróleo e empreendimentos da empresa, poderá firmar parcerias para não permitir retrocessos na exploração do pré-sal, preservando a força internacional da empresa e os dividendos voltados à educação e à saúde. Além, claro, das composições economico-políticas para enfrentar estes tempos de enorme pressão interna e externa.

continua após o anúncio

Logo, inexiste perda de soberania e, sim, mais possibilidades para proteger a empresa dos impasses fiscais e ataques econômicos e políticos, favorecendo a recuperação dela para retomar - e não apenas preservar, com alto custo político - o modelo de desenvolvimento exitoso desde 2003, que tirou 64 milhões da fome e da miséria, e gerou 20 milhões de empregos.

Nesta conjuntura, a prioridade é construir soluções transitórias e conquistar apoios. Como lembrou o ministro Ricardo Berzoini, a política não é tudo ou nada.

continua após o anúncio

A centro-esquerda deve estar engajada neste rumo e com este foco, pois, no mais, as políticas sociais estão mantidas, o salário mínimo aumentou, os juros estão administrados e com tendência de elevação interrompida, e a governabilidade respirando.

O fato mais importante da semana não foi este e sim a denúncia da Lava-Jato como manobra política contra Dilma, Lula e o PT, feita também pelo ministro Berzoini.

continua após o anúncio

Exigir o fim da Lava-Jato como processo político e o julgamento das denúncias contra o PSDB deveriam interessar mais neste quadrante em que a ruas voltarão a se polarizar.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247