Vigiar e Punir

Somos vítimas de um “vigiar e punir” constantes: punir será então como um aspecto do direito que tem o soberano de guerrear seus inimigos

Escola estadual em São Paulo
Escola estadual em São Paulo (Foto: REUTERS/Carla Carniel)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há uma frase de Michel Foucault que diz: “É preciso ser um herói para enfrentar a moral da sua época”.

“Contestar é preciso”. E como a filosofia é a alma das coisas, começo daqui minha explanação sobre o medo, que se insere no eterno controle social do binômio vigiar/punir.

continua após o anúncio

O que é medo?

Do ponto de vista filosófico?

continua após o anúncio

Perturbação angustiosa causada pela presença ou perspectiva de uma situação em que se arrisca a segurança presente ou futura, é uma das principais manifestações da emoção.

Já a psicologia e a biologia explicam o medo como sendo adaptação evolutiva.

continua após o anúncio

Até mesmo o hormônio adrenalina surge no sangue hominídeo para aplacar o medo durante a escalada do gênero Homo na Terra.

A adrenalina controla os batimentos cardíacos junto à noradrenalina, protegendo o tecido cardíaco.

continua após o anúncio

E se ambas substâncias não existissem, ao nos depararmos com o cronograma abaixo, com certeza morreríamos de um ataque cardíaco, facilmente. Já que a corrida para “caçar o mamute” nos coloca (até hoje) ofegantes: no cenário desleal da luta de classes.

19/06 (segunda-feira): atos descentralizados e assembleias locais para estudar as tabelas do Dieese (núcleos e regionais)20/06 (terça-feira): reunião do Comando de Greve às 14h; logo após, às 18, reunião do Conselho Deliberativo;21/06 (quarta-feira): assembleia geral  na Quadra da São Clemente (indicativo), às 13h, seguida de ato público.

continua após o anúncio

Tal documento acima se refere ao movimento da greve dos professores do RJ, que estão sendo vituperados por injustiças, e que decidiram dar continuidade a greve que dura já perdura há um mês. A classe está sendo humilhada, desrespeitada, vigiada e punida pelo governo do  Rio.

“Vigiar e tentar punir”, também foi o que a ala da direita do parlamento  ousou fazer com o professor da UNB, José Geraldo, no palco da CPI do MST, nesta semana; guardadas as devidas proporções.

continua após o anúncio

Somos vítimas de um “vigiar e punir” constantes: “punir será então como um aspecto do direito que tem o soberano de guerrear seus inimigos: castigar provém desse direito de espada, desse poder absoluto de vida ou de morte de que trata o direito romano ao se referir ao merum imperium, direito em virtude do qual o príncipe faz executar sua lei ordenando a punição do crime.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247