Uma visão sobre a pesquisa Ibope em Alagoas
Os números divulgados pelo Ibope sobre a corrida eleitoral para o governo, senado e presidente mostram uma solidificação das candidaturas que vêm se mantendo na liderança em Alagoas. Dilma, Renan e Collor na dianteira desde o início
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Os números divulgados pelo Ibope sobre a corrida eleitoral para o governo, senado e presidente mostram uma solidificação das candidaturas que vêm se mantendo na liderança em Alagoas. Dilma, Renan e Collor na dianteira desde o início.
O resultado pífio do candidato do governador de Vilela se dá porque foi, naturalmente, contaminado com a crescente rejeição do chefe do Executivo. A administração ruim ou péssima aumentou de 36 para 41% em comparação ao levantamento anterior. 54% desaprovam a gestão.
O candidato a governador do PSDB, Júlio Cezar, perdeu 50% das intenções de votos. Caiu de 2 para mísero 1%. Renan Filho com 43% e Benedito de Lira com 26% disputam. Porém a tendência de decisão no 1º turno é crescente.
O próprio Biu certamente foi atingido pela rejeição de Vilela. Afinal de contas, foram quase oito anos no comando de órgãos, especialmente na gestão desastrosa na educação. E muitos meses anunciando o desejo de ser o candidato do palácio. Não conseguiu. Sobrou o carimbo.
Enquanto isso, Renan Filho demonstra desenvoltura na TV. Seja para atacar, defender e se emocionar. Claro que carrega a rejeição do pai. Mas o filho nunca é culpado pelos erros do pai. O contrário é que é verdadeiro.
Os demais candidatos a governador, além de Júlio Cezar, são incapazes de crescerem e até de ajudarem o seu candidato ao Senado, caso específico de Mário Agra (PSOL). Sempre candidato, mesmo discurso e mesmo péssimo visual na TV.
O senador Fernando Collor também solidifica à sua reeleição. Mantém-se à frente de Heloísa com 17 pontos: 41% a 24%. Omar (DEM) tem 6%. O que é mais importante de ser observado faltando 23 dias para a eleição é que Collor vence em todas as faixas etárias. Isso é decisivo.
Dilma também dá um passeio: Dilma Rousseff (PT) com 46% das intenções, Marina Silva (PSB) 27% e Aécio Neves (PSDB) com 6%. O alagoano parece que está reconhecendo o trabalho feito no Estado. Todas as obras, grandes ou pequenas, têm recurso do Governo Federal.
Faltando 23 dias para o dia 5 de outubro, não há sinais de que o quadro alagoano vá ser alterado. Pode ocorrer o inesperado? Pode. E só o acaso, o inesperado e o improvável é que podem mudar os rumos das eleições em Alagoas.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247