Uberlândia: Mais um passo da comunicação público
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Faz parte do imenso e ainda mal avaliado legado do governo Lula o Sistema Brasileiro de TV Digital, cuja implantação leva tempo mas vai avançando, tanto no setor privado como no setor público. O decreto que criou o sistema viabilizou a migração das emissoras privadas para a nova tecnologia e previ também seis redes públicas de radiodifusão digital. Uma delas é o sistema EBC, outras atenderão aos três poderes, aos temas da saúde, cultura e educação e uma abrigará as TVs comunitárias municipais, com foco local. Nesta quinta-feira, 17, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou a portaria que autoriza a primeira destas TV, a de Uberlândia - MG.
Na solenidade, que também contou com a participação do prefeito, Gilmar Alves Machado, do deputado federal Mário Heringer, da vereadora Flavia Carvalho e de representantes da radiodifusão e do terceiro setor da região, o ministro afirmou que os meios de comunicação, principalmente os públicos, são fundamentais na divulgação das informações sobre temas relevantes para a sociedade. "Na saúde, o combate à microcefalia será intensificado pela nova plataforma pública. Isso mostra um protagonismo da gestão municipal", destacou.
Sobre a gestão das políticas públicas, André Figueiredo ratificou que a inclusão digital e universalização da banda larga são prioridades do ministério. "São conquistas para um país reconhecido como pioneiro em tecnologias. Isso é um compromisso da presidente Dilma Rousseff que está sendo expandido em todas as regiões", disse ele.
Para o prefeito, a televisão municipal não surgiu para competir com as comerciais. "A sua função é promover um debate ampliado com a sociedade, que permite uma aceleração no desenvolvimento do conhecimento", comentou. "É uma ferramenta para aproximar a prefeitura da população", completou.
A administração local vai usar o canal 24 para transmitir seu conteúdo em tecnologia digital, que utilizará o recurso da multiprogramação, além de compartilhar a produção da TV NBR, do governo federal. Com a novidade, a população terá acesso a quatro faixas com conteúdos da administração estadual, municipal e de entidades associativas e comunitárias.
O secretário municipal de Comunicação, Gustavo Moreira afirmou que o canal permitirá o desenvolvimento cultural a partir do resgate da história da cidade. "Essa televisão permitirá que a população conheça todos os serviços oferecidos pela prefeitura. Se estamos dando esse passo estratégico, precisamos agradecer ao incentivo da presidente Dilma Rousseff", disse, ao exaltar a parceria com a TV Universitária, que permitirá a troca de experiências para o desenvolvimento estrutural e de conteúdo.
A partir de agora, outros municípios poderão se inscrever para receber a outorga e começar a implantar as tvs públicas comunitários, criando uma rede como as que existem nos Estados Unidos, na União Europeia e nas melhores democracias. A comunicação pública, comprometida com a cidadania e não com o lucro, sem prejuízo das que operam comercialmente, dá mais um passo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247