Toc ou ideia fixa? Na dúvida, interne!

Ou todos são loucos por achar normal essa obsessão do senador tucano pela Presidência da República?

Ou todos são loucos por achar normal essa obsessão do senador tucano pela Presidência da República?
Ou todos são loucos por achar normal essa obsessão do senador tucano pela Presidência da República? (Foto: Ricardo Fonseca)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não foi deslize, gafe, mico ou coisa parecida a declaração do senador derrotado Aécio Neves, na terça-feira (7), à Rádio Gaúcha, de que foi "reeleito Presidente da República no (domingo, dia da convenção do PSDB). Para minimizar a gravidade da sua declaração, emendou: "O PSDB é um partido pronto pra qualquer que seja a saída, inclusive a da presidente".

Reação que mostra claramente que ele sofre de graves problemas psicológicos. Toc ou ideia fixa? Na dúvida, interne! Ou todos são loucos por achar normal essa obsessão do senador tucano pela Presidência da República?

Após a correção dos repórteres, ele disse: "Não, do PSDB! Estamos longe de 2018". Não é verdade essa declaração, porque no próprio domingo (5), na própria convenção do partido, os tucanos falaram em eleições antes de 2018. Ou seja, estão apostando na queda da presidenta antes do fim do mandato, possivelmente pela rejeição das contas pelo TCU ou pelo suposto envolvimento em escândalos de corrupção. Tudo não passa de um já previsto golpe!

continua após o anúncio

Imagine se Aécio encontrasse a lâmpada maravilhosa, esfregasse-a e saísse o gênio Aladim. Os três pedidos seriam simplesmente os mesmos: "Eu quero a Presidência da República!" Não satisfeito com a derrota nas últimas eleições, ele tenta fervorosamente capitanear um fato novo que defenestre Dilma do poder e – pasmem! – catapulte-o direto para o Palácio do Planalto. E se a presidência fosse uma pizza, ele seria o cliente número um: "Ei garçom, quero urgente uma Presidência da República redondinha, sem tomate e cebola, com borda de catupiry e recheio de petralhas. Beleza?"

Se fosse um carro, ele pediria uma Presidência da República importada, com rodas de liga leve, motor V8, com detalhes cromados, automática e de preferência cabriolet. Algo como a junção da Ferrari com a BMW e a Bugatti.

continua após o anúncio

Para chegar à sonhada presidência, pediu recontagem de votos para o TSE, não obtendo sucesso, quis desacreditar o órgão. Foi o coordenador das manifestações pró-impeachment, mesmo da janela do seu big apartamento de Ipanema no Rio. Entusiasta da CPI da Petrobras e incentivador da operação Lava Jato, deu um tiro no próprio pé. Entre tantas artimanhas para ganhar os holofotes e desenterrar FHC do ostracismo, foi até a Venezuela se meter onde não foi chamado, para criar uma crise diplomática para Dilma. Deu com os burros dos senadores acompanhantes n´água.

Como um juramento feito a beira do caixão do avô – presidente Tancredo Neves (morto sem governar), ele é capaz de qualquer coisa para ser ou se sentir presidente, mesmo que numa comissão de representantes brasileiros na Venezuela, viagem essa "sem eira e nem beira."

continua após o anúncio

Como um louco varrido pelo poder imaginário, Aécio, mas parece uma criança mimada que perdeu o campeonato da "Presidência da República" no colégio e, quer a todo custo, bater no adversário que lhe roubou o precioso título. E perder pra mulher – nesse caso – é bem mais doloroso, principalmente pra quem posa de macho alfa. E dizem as más línguas cariocas, que ele é daqueles que ainda bate até em mulher.

Voltando a ideia fixa pela presidência, encontramos o negativismo – em relação ao Brasil – fator importante na detecção da doença. Ao contrário da patologia tradicional em que o Ego está debilitado de reagir pela baixa da auto-estima, o seu Ego está super aumentado pela overdose de auto-estima, capaz de não distinguir a vontade de ser/estar com a realidade dos fatos. Ele pode muito bem ser retratado uma tese de mestrado ou doutorado, como um novo modelo de ideia fixa pós-tecnológica da idade Mídia.

continua após o anúncio

O tratamento de ideias fixas pela escola Junguiana, diz que deve ser feito por meio de técnicas de relaxamento, concentração e da integração deste conteúdo presente na ideia fixa por via do simbólico e de sua assimilação pela personalidade. Isto se dá junto com o reforço de Ego e de toda sua reestruturação que é extremamente bem desenvolvido por essa escola analítica.

Vale ressaltar que há uma ligação direta entre a ansiedade e as ideias fixas por causa do que Jung postulou no passado como Complexos. Estes são conjuntos de ideias carregadas afetivamente. Quando um paciente é tomado por um Complexo autônomo, este mobilizará toda carga da energia psíquica para si. Por vezes as ideias fixas são apenas manifestações destes Complexos, apenas um sintoma de algo mais profundo que precisa ser confrontado. Fonte: Ideias fixas e Ansiedade – Por Jorge Antônio Monteiro de Lima (2010).

continua após o anúncio

Bingo! O fato de Tancredo Neves ter sido eleito presidente e não ter podido governar o Brasil (por conta de sua morte), causou no neto, um transtorno compulsivo arrebatador e inquietante. Carl Gustav Jung disse sabiamente um dia: "É ilusório imaginar que o homem possa dominar e controlar a natureza, se ele não foi ainda capaz de controlar e enxergar a sua própria natureza." E essa é exatamente a conclusão desse texto. Como Aécio será presidente um dia de fato, se em sua concepção o já é, ou nunca deixou de ter sido? Reflitamos!

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247