Teses sobre a sociedade do assédio
"Assediar é produzir o estado de exceção sobre o corpo do outro", escreve Marcia Tiburi
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Marcia Tiburi
1 - Assédio é o ato de cercar insistentemente uma pessoa com o objetivo de interromper sua liberdade e sua vontade livre em nome dos fins pretendidos pelo assediador.
2 – O assédio é um método, verbal ou físico, pelo qual se coloca o outro na posição de objeto.
3 – No assédio se reduz o outro a um meio e se destrói a sua dignidade, aquilo que no ser humano não tem preço.
4 – No assédio, o assediador se comporta como um caçador diante de uma presa.
5 – A pessoa humana é reduzida a um corpo aproveitável por meio do assédio.
6 – O assédio é uma forma de humilhação.
7 – Há varias formas de assédio e todas são capitalistas.
8 – A história do patriarcado é a história das guerras, de assassinatos e feminicídios, da destruição da natureza, de todas as formas de maldade e vileza e é também a história do assédio.
9 - As formas mais conhecidas de assédio são a moral e o sexual, mas há também assédio psicológico, político, religioso, estético e publicitário, e muitos outros.
10 – O assédio implica o acosso e a perseguição com que o sistema capitalista garante sua sustentação por meio de seus representantes.
11 – Importunar e molestar tornaram-se práticas de mercado. Quem paga para ver um filme e acaba assistindo propagandas no cinema sem que tenha desejado vê-las, está sendo submetido a assédio econômico e publicitário, além de imagético.
12 – A cultura do assédio é aquela na qual ele foi naturalizado. Quem recebe mensagens de propagandas sem que as tenha procurado ou solicitado está sendo assediado. Quem é procurado insistentemente para entrar numa igreja está sendo assediado. Quem é constantemente convencido a comprar, está sendo assediado.
13 – Assediar é produzir o estado de exceção sobre o corpo do outro. Assim como um exército cerca uma cidade, um corpo é cercado e sitiado no assédio, como se ele não tivesse desejo próprio e nenhuma outra alternativa senão deixar acontecer.
14 - Na sociedade atual o assédio é a regra e não a exceção.
15 - O assédio é uma prática de abuso daqueles que ocupam posições superiores hierarquicamente. O assédio faz parte da ordem e a sustenta.
16 – Para acabar com o assedio é preciso acabar com a mentalidade manipuladora e abusadora sem a qual não existiria patriarcado e nem capitalismo.
17 – Para acabar com o assédio é preciso produzir um outro mundo possível.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247