Temer sujou o cargo de vice

O colunista do 247 Alex Solnik destaca que "à primeira vista, o cargo de vice-presidente da República, no Brasil, é uma grande moleza", uma vez que "não tem função alguma, a não ser substituir o titular durante viagens ou doença, mas com a condição explícita de não tomar decisão alguma"; "No entanto, por incrível que pareça, a coisa mais difícil dessas eleições é encontrar um ou uma", ressalta; para ele, contudo, "está difícil achar um bom vice nessa eleição porque Temer sujou o cargo. Vice virou sinônimo de traidor, de golpista, de pusilânime, de Vampirão. O Palácio do Jaburu virou o Castelo do Drácula", afirma

Temer sujou o cargo de vice
Temer sujou o cargo de vice (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Está acontecendo uma coisa estranha nessas eleições. À primeira vista, o cargo de vice-presidente da República, no Brasil, é uma grande moleza. Ele ou ela (aliás, nunca tivemos vice-presidenta) ganha um palácio para morar, equipado com flores, comida, bebida, empregados e tudo o mais que precisar, pode dar belas festas, fazer longas viagens ao interior ou ao exterior, ganha um bom salário, sem ter obrigação alguma. Sem ter que fazer nada.

Isso mesmo, o vice, no Brasil, não tem função alguma, a não ser substituir o titular durante viagens ou doença, mas com a condição explícita de não tomar decisão alguma. Quanto mais quieto e invisível, melhor.

Ou seja, o vice tem todo tempo livre para fazer o que quiser. Jogar peteca, ler toda a coleção da Enciclopédia Britânica, fazer longas caminhadas em Brasília, decorar todas as capitais do mundo, plantar caqui. Não tem coisa melhor que ser vice. No entanto, por incrível que pareça, a coisa mais difícil dessas eleições é encontrar um ou uma.

continua após o anúncio

A vice de Lula é o cargo mais cobiçado. Assume com grande chance de vencer. E também com grande chance de assumir. Lula não precisa de vice tão desesperadamente como os outros. Claro que não. Tem um ótimo tempo de TV (comparado aos demais) e sua liderança está consolidada, no primeiro e segundo turno. Mais do que de vice, ele precisa de liberdade.

Quem for vice de Bolsonaro tem de ter porte de arma e ser bom no tiro ao alvo. Nenhum político topa porque sabe que será um mero ajudante de ordens. Somente astronautas com a cabeça na Lua e príncipes que perderam a coroa.

continua após o anúncio

Marina precisa de vice para aumentar seu tempo de TV, mas entender-se com ela é que são elas. Ninguém sabe exatamente o que pensa. Nem o que vai pensar no dia seguinte. Um gnomo seria o ideal.

Quem mais precisa de uma vice é Ciro, para mostrar que a principal função da mulher não é dormir com o marido. O ideal para ele seria Manuela, mas Manuela espera por Lula e Lula não tem pressa alguma em definir o vice. Alguém do PSB já estaria de bom tamanho para Ciro, mas o PSB não sabe para onde vai. Talvez para lugar algum.

continua após o anúncio

A grande dificuldade de Alckmin é que seu vice tem de ser alguém que não esteja na mira da Lava Jato, o que é raro encontrar no grupo com o qual se coligou. O único com essa característica pulou fora.

Além dos problemas acima, está difícil achar um bom vice nessa eleição porque Temer sujou o cargo. Vice virou sinônimo de traidor, de golpista, de pusilânime, de Vampirão.

continua após o anúncio

O Palácio do Jaburu virou o Castelo do Drácula.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247