‘Temer enquadra o PMDB, que enquadra Renan?’
O que o governo Temer tenta com ameaças de retaliação via parte da bancada é um acordo para silenciar Renan. Ou para que fique claro para o público externo que Calheiros fala por si
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Segundo o site Congresso em Foco, o senador e líder do PMDB, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria sido enquadrado por Michel Temer.
Para tanto, o presidente usou o partido ao impor e determinar que Calheiros só permaneça como líder da bancada, caso deixe claro quando tecer críticas ao governo, que fala em seu nome e não por toda bancada.
Alguns correligionários tentaram derrubar o senador do posto de líder na semana passada, mas falharam.
O que significa que o alagoano tem efetivamente, neste instante, liderança sobre boa parte dos seus companheiros de partido.
Afinal de contas, não é qualquer político que enfrenta o presidente da República, seja ele quem for, inclusive o mordomo de filme de terror, também chamado de pinguela.
O que o governo Temer tenta com ameaças de retaliação via parte da bancada é um acordo para silenciar Renan. Ou para que fique claro para o público externo que Calheiros fala por si.
No entanto, está mais do que transparente que ele tem apoio da maioria da bancada, caso contrário já teria sido defenestrado de forma humilhante do cargo.
Renan Calheiros não é um político suicida, muito menos age pela emoção. Ele sabe que o profissional que colar a sua imagem a do atual governo irá sofrer consequências nas urnas em 2018, principalmente se for uma eleição majoritária no Nordeste, região que odeia Temer e ama outro.
Ainda mais no seu caso particular, desgastado pelos anos de atividade política e pelas supostas irregularidades que praticou no exercício do mandato, por isso é alvo de investigações no STF.
Renan Calheiros joga o jogo do político especialista em situações de risco, adapta-se ao momento, enfrenta os ataques vindos de várias direções e tenta encaminhar o seu trajeto pelo labirinto infestado de inimigos que podem até feri-lo, mas dele precisa sair com vida e com discurso.
Aguardemos os resultados desse brilhante jogo de inteligência proibido para praticantes menores de 50 anos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247