Só um grande líder pode deter a blitzkrieg de Bolsonaro
Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, do Senado, Davi Alcolumbre, e do STF, Dias Toffoli, podem, no máximo, "repelir os arroubos autoritários" de Jair Bolsonaro, "mas não evitam que ele faça proselitismo e se consolide como tirano boquirroto", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia. "Somente um cidadão poderia cumprir esse papel. Mas não pode sair da Sala de Estado Maior da Polícia Federal de Curitiba", afirma ele em referência a Lula
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia
Não se pode afirmar que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia seja governista, mas também é verdade que ele não tem perfil para encarar Bolsonaro frente a frente, olho no olho.
Maia é do time da conciliação, não quer briga com ninguém. Por mais absurdos que Bolsonaro cometa, ele não se abala. Seu lema é: impeachment, nem pensar.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é um pêndulo: ora está mais próximo do governo, ora se afasta. Mas tem sido muito mais receptivo aos apelos do presidente da República que Maia. Imaginar que confronte Bolsonaro é delírio.
O presidente do STF, Dias Toffoli vive um drama singular. Apesar de ter dado demonstrações públicas de condescendência e submissão a Bolsonaro e sua família, não consegue se livrar dos ataques das hordas bolsonaristas que infestam as redes sociais.
Nenhum dos três vai deter a blitzkrieg de Bolsonaro sobre as instituições e valores democráticos. E a deterioração da nossa economia, do tecido social e das nossas relações com o mundo.
Eles podem, no máximo, repelir seus arroubos autoritários, mas não evitam que ele faça proselitismo e se consolide como tirano boquirroto.
Bolsonaro está à vontade para falar e fazer o que bem entender porque não há um líder que o confronte no gogó.
Somente um cidadão poderia cumprir esse papel. Mas não pode sair da Sala de Estado Maior da Polícia Federal de Curitiba.
(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247