Ser a favor da honestidade e contra a corrupção

Lula se tornou sinônimo de democracia porque a história o empurrou para isso. Ninguém queria uma situação dramática desse nível que obrigasse a todos nós, que prezamos a democracia, a tomar partido sem qualquer espécie de concessão. Lula é a democracia, não tem saída para essa máxima histórica

03/10/2017- Lula durante ato em defesa da soberania nacional no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert
03/10/2017- Lula durante ato em defesa da soberania nacional no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert (Foto: Gustavo Conde)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A honestidade não pode ser um fim em si. Isso é o discurso da Rede Globo que fez o serviço tão bem feito em domesticar o pensamento do brasileiro classe média e agregados. Honestidade como pré requisito para quaisquer coisas é a expressão de um mundo devastado, sem debate, sem projeto, sem humanidade. Honestidade é premissa básica. Não pode ser um valor a se escolher.

É como ser contra a corrupção. Quem é a favor da corrupção, cara-pálida? Quem pode ser a favor da corrução e sair por aí empunhando cartazes dizendo exatamente isso? Sabe quem? Os próprios corruptos. Eles são tão desonestos que praticam o crime e entoam a voz contra o crime. Essa é a psicologia que devastou o tecido social do Brasil, com a chancela de uma emissora de televisão.

Basta olhar as notícias diárias de prisões e indiciamentos laterais ao mundo político em si. Muitos dos que estavam nas ruas vestidos de amarelos estão sendo presos e processados por fraude e corrupção. Fica difícil portar qualquer argumento em contrário diante dessa constatação tão triste e tão indisfarçável.

continua após o anúncio

Lula se tornou sinônimo de democracia porque a história o empurrou para isso. Ninguém queria uma situação dramática desse nível que obrigasse a todos nós, que prezamos a democracia, a tomar partido sem qualquer espécie de concessão. Lula é a democracia, não tem saída para essa máxima histórica.

O mundo assim o entende, o povo assim o entende. Quem ficou pra trás nessa história são aqueles que perderam o discurso já frágil de combate à corrupção. Apoiaram o impeachment e empoderaram a maior quadrilha corrupta que já se teve notícia. Não há mais dúvida nenhuma sobre isso.

continua após o anúncio

Isso dói. Isso machuca. Isso confunde. Reconstruir o tecido social e o tecido neuronal vai demandar tempo e trabalho. Ficar preso no limbo ideológico de "ser contra a corrupção e a favor da honestidade" só vai prolongar a dor e a ferida. Para aqueles que ainda acreditam nisso, um alerta de quem se dedicou a estudar a linguagem por 12 anos: é uma armadilha. Fujam. Formulem outras teses melhores. Gastem um pouco da nobre massa cinzenta que habita vossas cabeças.

Eu testemunho e acompanho Lula desde 1982, portanto, há 36 anos. Em nenhum momento da minha vida natural eu tive alguma dúvida a respeito da idoneidade, da força ou da inteligência deste cidadão. Zero.

continua após o anúncio

Ponderei muitas vezes por escolhas que ele fez que me pareceram equivocadas. Mas foram escolhas políticas, dentro do circuito soberano da democracia. Ele é o único político brasileiro que respeitou e respeita a democracia de maneira incisiva e decisiva. Com Lula, não há dúvidas sobre respeitar a democracia.

É por isso que ele se tornou 'sinônimo'. É mais que metáfora, é mais que metonímia, é mais que figura de linguagem. E fato. É concreto. É real.

continua após o anúncio

Todos ainda agradecerão Lula pela demonstração de força e de espírito democrático que ele ostenta neste momento da história do Brasil, mais uma vez. Fugiu da fome, fugiu da pobreza, lutou contra a ditadura, foi preso, fundou um partido, candidatou-se, perdeu, perdeu, perdeu, até vencer, ter sua chance e mostrar ao mundo do que era capaz.

Não se odeia um cidadão com essa biografia e com essas qualidades. Um cidadão assim, a gente respeita. Um cidadão assim, a gente admira. Um cidadão assim, a gente protege com a nossa própria vida, com a nossa própria alma, com a nossa própria verdade mais profunda.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247