Sampa - a província do império tucano

A terra da garoa virou uma bola de neve importada dos Alpes Suíços. O tradicional sopão dos pobres, em breve, será substituído pela fondue da classe média. Navios negreiros devem começar a chegar ao porto de Santos, trazendo mão de obra mais barata para o desenvolvimento da nova província. O bolsa família deve dar lugar ao Bolsa capitania. A fidalguia está em festa. Viva, Dom João! O Dória



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alguma coisa acontece no coração dos paulistanos. E não apenas quando cruzam a Ipiranga com a Avenida São João, mas principalmente quando vão as urnas. Quando vi o resultado estampado em frente à tevê, eu não vi o rosto da cidade e chamei de mal gosto a escolha do novo prefeito. Mau gosto! Mau Gosto! Será que podemos dizer que o povo acha belo o que não é o espelho?

Não reconheci o povo oprimido nas filas, nas vilas e nas favelas, mas percebi a força da grana que ergue e destrói o que lhe convém, fazendo subir uma feia cortina de fumaça, que além de apagar as estrelas, esconde a verdadeira face de quem quer o poder. E por onde anda os seus poetas de campos, guetos e espaços? Será que a força do Rap se deixou abafar pelo som de uma ópera bufa?E os deuses da chuva que nada fizeram para impedir essa invasão tucana? Será que o poder da "Alckimia" os enfeitiçou também?

A terra da garoa virou uma bola de neve importada dos Alpes Suíços. O tradicional sopão dos pobres, em breve, será substituído pela fondue da classe média. Navios negreiros devem começar a chegar ao porto de Santos, trazendo mão de obra mais barata para o desenvolvimento da nova província. O bolsa família deve dar lugar ao Bolsa capitania. A fidalguia está em festa. Viva, Dom João! O Dória. A marca do dólar estampada na cara da elite paulistana. Até o pato da FIESP, que de pateta nunca teve nada, aplaudiu.

continua após o anúncio

E agora? Como fica "o mais possível novo quilombo de Zumbi"? Os novos e velhos baianos e outros nordestinos e pobres ainda poderão te curtir numa boa ou serão apenas simples agregados na casa grande do novo império? Dom João já deve estar a distribuir as benesses para quem o ajudou a chegar ao trono e definindo quem será quem na sua côrte. O único confirmado é o bobo. E todos já sabem quem é. Velhos empregos serão resgatados. Mucamas e pajens deverão ter boas ofertas no mercado e não exigem muita especialização. Basta ter os dentes e o corpo sadios.

Sampa ergue uma nova bandeira, que não é vermelha, mas tem cheiro de sangue. Sangue do povo da periferia, que voltará a ser tratado como um cidadão marginal, com poucos direitos e muitos deveres. Um retrocesso nas conquistas sociais dos últimos anos. O projeto de criminalização da esquerda está surtindo efeito e a ideia é que a onda se espalhe pelo Brasil, até sermos reduzidos a uma mera, porém, útil colônia tucana. E assim a direita conservadora e golpista vai tocando o seu projeto de poder.

continua após o anúncio

Ouviram do Tietê as margens fétidas, do povo, sofrido brado angustiante. E o sol da liberdade entre nuvens, não brilhou no céu da cidade nesse instante. O que resta é ter fé e resistência. Ambas não costumam falhar.

Deus salve Sampa!

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247