Renunciar ou não, eis a questão!

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, decidirá a qualquer momento o seu futuro político: se renuncia para concorrer a uma vaga no Senado, ou se fica até o fim do mandato



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, decidirá a qualquer momento o seu futuro político, segundo informou no dia 20 de fevereiro o portal Imirante.com, de propriedade da sua família. Se renuncia para concorrer a uma vaga no Senado Federal, ou se fica até o fim do mandato. Porém, ela ainda enfrenta um grande dilema:

1 - Se renunciar, quem assumirá o governo, por lei, é o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão – ALEMA, deputado Arnaldo Melo (PMDB-MA), do mesmo partido e grupo político da governadora. Acontece que se Melo assumir o governo, ele não poderá concorrer à reeleição de deputado, só a de governador. Com isso, poria fim ao projeto de eleger o Super - Secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva (PMDB-MA), candidato declarado do Clã Sarney às eleições majoritárias.

2 - Caso decline de assumir o governo, segundo notícia que corre a boca pequena, Melo renunciaria e assumiria imediatamente à Secretaria de Saúde do estado. Com isso, teria o apoio incondicional de Roseana para fazer da sua filha Nina Melo, uma deputada estadual bem votada. Desta feita, quem assumiria seria o vice-governador eleito Washington Luís (PT-MA), que abriu mão do cargo ano passado por uma vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado.

continua após o anúncio

Toda essa situação inusitada forçaria, então, uma eleição indireta na ALEMA. Os deputados que, em sua maioria, apoiam o governo, elegeriam Luís Fernando Silva, governador tampão do Maranhão até outubro. E o mesmo concorreria à reeleição, conforme desejo da família Sarney.

Entretanto, dizem nos bastidores, que Melo acende uma vela pra Deus e outra para o capeta. Ou seja, mesmo fazendo parte do grupo político de Roseana, ele tem projetos pessoais, algumas rusgas e uma forte inclinação e trânsito para debandar-se rumo à oposição. Hipótese totalmente descartada pelos governistas, mas amplamente discutida pelos oposicionistas.

continua após o anúncio

O fato é que Roseana tem até o dia 5 de abril para desincompatibilizar-se do cargo e concorrer a um mandato tido como certo de senadora pelo maranhão. "Eu sou política, não vou abandonar a política e vou continuar fazendo política", disse ela ao portal Imirante.com, em tom de quem vai buscar um novo mandato nas próximas eleições. #RenunciaRoseana

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247