Quando a Justiça e até instituições renomadas devem, no Brasil, não ser pautadas pela Mídia?

A questão pontual e específica neste momento é identificar por que, até mesmo a Justiça brasileira, age pautada e sob receio do manto dominador da mídia em diversos casos de tratamento desrespeitoso, claramente agressivo e desigual afetando princípios básicos do Estado de Direito Democrático



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não há necessidade de análise sob o prisma de nenhuma tese denominada de Golpista, mesmo que ajam atos nessa direção, para compreender e concluir como exame de qualquer simples cidadão ou cidadã brasileiro(a) que, nos últimos tempos, o Brasil se transformou numa terra "Sem Lei" no quesito convivência com os abusos e agressões sistemáticas da Grande Mídia a personalidades do País, muito especial no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas apesar dos absurdos, a questão pontual e específica neste momento é identificar por que, até mesmo a Justiça brasileira, age pautada e sob receio do manto dominador da Mídia em diversos casos de tratamento desrespeitoso, claramente agressivo e desigual afetando princípios básicos do Estado de Direito Democrático num País da dimensão continental do Brasil?

Até quando conviveremos sem o contraditório, nem muito menos assegurado o Direito de Resposta aprovado recentemente pelo Congresso Nacional como garantia de espaços à altura das agressões postas? Tem mais: por que a Norma clara existe, mas é atenuada no Supremo Tribunal Federal?

continua após o anúncio

NÃO SE TRATA DE CENSURA

É mister entender que o Direito de Resposta nada tem a ver com a famigerada Censura, posto que sua base central é permitir à quem se sinta comprovadamente agredido e injustiçado por acusações quaisquer sem procedência, assegurar o mesmo legitimo tempo ou espaço para defesa e, sobretudo, esclarecimento em respeito à honra atacada num País democrático.

continua após o anúncio

Ora, se a liberdade de Imprensa e o Direito à Opinião estão assegurados, por que não admitir que os excessos e abusos continuados da Midia merecem abrigo do contraditório, da simples Defesa no tamanho posto?

AS INSTITUIÇÕES MUDAS

continua após o anúncio

Impressiona atestar a omissão da OAB, da ABI – esta, que se foi na dimensão com a morte de Barbosa Lima Sobrinho, das entidades representativas do Direito Constitucional, não se levantam para cobrar respeito ao Estado Democrático de Direito.

Alguns Juristas importantes o fizeram, mas terminaram atingidos pela Midia buscando desqualifica-los.

continua após o anúncio

Não inserimos aqui os agrupamentos do setor organizado à Esquerda, estes reagindo fortemente à nova ordem estabelecida por segmentos radicais de Centro Direita em clima mantida pelos grandes veículos de comunicação, porque sem eles estaríamos em clima de plena Ditadura.

O TEMPO E A HISTÓRIA FALAM MAIS ALTO

continua após o anúncio

As grandes lutas encetadas pela sociedade brasileira, sobretudo depois da Redemocratização a partir de 1986 com A eleição indireta de Tancredo Neves, foram marco de gerações que se doaram para reestabelecer o pleno exercício democrático, portanto, as instituições que se emprestaram a este marco histórico não podem mais ficar omissas e caladas diante de tantas agressões.

Na fase presente, desde quando da vitória da presidenta Dilma Rousseff reproduz-se no Pais uma macro articulação sistemática envolvendo Grande Midia, setores do Judiciário, Ministério Público Federal e Policia Federal de ataque a apenas só à parte do sistema político brasileiro – no caso especifico do PT e do ex-presidente Lula -, num nível acintoso porquanto, extraindo as comprovações reais de desvios absurdos de recursos da Petrobras, há um nivelamento a ocultar Lideres políticos da Oposição, sobretudo do PSDB, ferindo também o principio da igualdade de tratamento e até de inocência a ser creditada até prova em contrário.

continua após o anúncio

Há excessos sistemáticos, sob a vista "cega" da Justiça, uma conspiração que só não levou o Brasil a uma Guerra Civil no tempo presente porque o povo, tratado pela Elite como Burro, já percebeu todo o enredo e à quem serve, no caso aos que sempre dominaram e pouco fizeram por melhorias cidadãs à altura das necessidades históricas.

Mas, a OAB, ABI, etc precisam defender a legalidade, simplesmente o Estado Democrático de Direito a usurpar até preceitos legais da classe dos advogados.

continua após o anúncio

Ou reagem ou vão assinar embaixo que somos de fato uma Republiqueta de Bananas. A maioria não acha isso.
Eis o grande primeiro desafio do novo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia.

Vamos esperar para ver.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247