Qual foi a moeda da terceirização do debate?
São os partidos e suas lideranças que devem protagonizar esse debate, não é esperar do Lula e do seu governo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Breves observações do debate na Globo:
.6X1, e mesmo assim Lula foi o melhor, com responsabilidade.
. Em termos eleitorais a disputa era (é) entre o genocida e Lula, portanto, em relação ao seu principal oponente Lula foi muito bem.
.. Bolsonaro foi covarde e não o enfrentou cara a cara. E como tal terceirizou seu embate, através do Ciro e do ‘padre’ Impostor. Representa a extrema direita que se julgava encolhida. Político da mais alta periculosidade para o povo, tanto no plano econômico, social e institucional.
Se o clima e o nível implementado pelo genocida não tivesse sido belicoso e rasteiro, daria um bom debate, pois os candidatos formam o arco ideológico da sociedade atual na política brasileira. Basta uma maçã podre para infetar todo o cesto.
.. Felipe Dávila é o representante genuíno do capitalismo raiz, do consenso de Washigton, ardoroso privatista, crente radical do deus mercado e falso moralista.
.. Ciro, despiu a máscara, assumiu o Ciro da Arena e usa de retórica professoral para seduzir “universitários”, e não sai da propaganda do seu livrinho (eu li). Representa um pensamento desenvolvimentista sem mediação política, por isso, inexequível e virtualmente autoritário. Ele e Merval Pereira são ideólogos capciosos, com poder de desgaste da esquerda.
.. Simone, é representante assumida do agro e o defende com a falsa premissa de que produz comida para a mesa do povo, com algumas infidas bandeiras identitárias e de moralidade pública, é uma MDB de direita assumida; seu desempenho a torna, em potencial, um quadro nacional para as próximas eleições.
.. Soraya, também do agronegócio, com forte viés de tornar as áreas indígenas e quilombolas em “geradoras de riqueza e capazes de produzir alimentos e minérios estratégicos”, sem respeito às tradições, interesses e a dívida do Estado para com esses povos originários. Defende a reforma tributária, com o carro-chefe do imposto único, como bala de prata, sem preocupação explicita com a justiça tributária desses povos. Aliado a frases de efeito e ousadia, apresentou uma certa dislexia no raciocínio e exposição.
Simone, Soraya e Felipe, por suas histórias, são farejadores e prospectardores do capital, sem responsabilidade social.
... O ‘padre’ impostor, lembra o pensamento da TFP, um escroque que precisa ser desmascarado o quanto antes; foi terceirizado para agitar o ambiente e desrespeitar o Lula; sua proposta (catequese ortodoxa fascista) não merece uma linha. É o arquétipo do vigarista.
O debate ideológico deve ser enfrentado pela esquerda, sob pena da hegemonia moral e cultural permanecer com essa direita raiz.
Já pagamos um preço histórico quando o pensamento único virou credo, com a falácia teórica de que a história acabou, e outras pós verdades dos intelectuais do imperialismo.
São os partidos e suas lideranças que devem protagonizar esse debate, não é esperar do Lula e do seu governo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247