PT será protagonista na Câmara
"O PT tomou a decisão certa e à altura de suas responsabilidades como maior partido do bloco da esquerda", diz Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, após Gleisi Hoffmann (PR) citar uma aliança oposicionista de 11 partidos para a presidência da Câmara. "Não faz nenhum sentido lançar candidato só 'da esquerda' porque não há votos na Câmara para ele", avalia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia
Em entrevista, esta manhã, ao programa “Bom dia 247”, comandado por Leonardo Attuch na TV 247, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann explicou que a aliança dos 11 partidos contra o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara prevê que o partido, por ser o maior do bloco – é o maior de toda a Câmara, aliás – terá direito a escolher entre a vice-presidência ou a secretaria-geral, os dois postos mais importantes da Mesa depois da presidência.
“Não somos nós que estamos aderindo ao Maia e ao seu grupo; eles é que estão abrindo espaço para nós”, disse ela.
Eu acho que o PT tomou a decisão certa e à altura de suas responsabilidades como maior partido do bloco da esquerda. Não faz nenhum sentido lançar candidato só “da esquerda” porque não há votos na Câmara para ele.
PT é o maior partido de todos, mas partidos conservadores somados detêm o triplo dos votos que os partidos da centro-esquerda à esquerda.
O placar, por ora, aponta 249 para o Grupo dos 11 contra 235 do grupo de Bolsonaro. Se os oito deputados do Novo optarem por Bolsonaro (o que é difícil) o grupo chega a 243, ainda abaixo do Grupo dos 11.
Se os dez votos do PSOL forem para o Grupo dos 11, ele vai virar Grupo dos 12, chegar a 259 votos e ganhar a presidência no primeiro turno.
Com o PSOL sentado na Mesa Diretora.
(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247