PT diz que é golpe, oposição que “o mundo caiu”
A verdade é que o ex-presidente já havia prestado depoimentos e sempre se colocou à disposição das autoridades. Será que precisava passar por tal constrangimento?
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
A 24ª etapa da Lava Jato, que conduz, entre outros, o ex-presidente Lula coercitivamente para depor, e que também atinge a sua família, é o desfecho da Operação. Mas o fato é que a República caiu.
É que, além de o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estar denunciado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) também é investigado. Todos na linha sucessória da presidente Dilma, assim como o vice Michel Temer (PMDB), que também já foi citado.
Some-se a isso a suposta delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que também citou a presidente Dilma de envolvimento nas denúncias de corrupção na Petrobras e na tentativa de intervir nas investigações.
Se quem está no poder, caso, entre outros, do PMDB e do PT, vem caindo, ainda falta a oposição. Alguns dos seus membros também são investigados por envolvimento, mas isso não tem despertado o interesse da imprensa, por enquanto.
As mesmas grandes empresas envolvidas no esquema realizaram e realizam empreendimentos nos governos tucanos em São Paulo e Minas Gerais. O "Baú premiado" da Petrobras existe desde os tempos do PSDB com FHC presidente da República. Nessa época, o senador petista era tucano e foi diretor da empresa e deve ter revelado tudo.
Do ponto de vista moral e político, a classe política - situação em maior grau entre os membros da situação do que nos da oposição - a perda de credibilidade é imensa. No entanto, as insituições funcionam, porém, não a contento.
Lideranças petistas e de partidos aliados reagem denunciando que a condução de Lula é um golpe, uma violação ao estado de direito é um ato de violência porque "nada justifica um mandato de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça", nem a quebra de seus sigilos e a "invasão do Instituto Lula".
A verdade é que o ex-presidente já havia prestado depoimentos e sempre se colocou à disposição das autoridades. Será que precisava passar por tal constrangimento?
Depois de tudo o que vem ocorrendo, uma consequência deverá ser observada: os costumes, a forma de fazer política, o envolvimento no financiamento de campanhas, até mesmo pessoa física, e o uso do caixa dois estão atingidos. Muita coisa deve mudar.
O mundo de muita gente está caindo. Mas a gente precisa aprender a se levantar sem ter pena de nada nem de ninguém.
Vida que segue!
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247