Precisamos de mais "diógenes" ou mais "profetas"?
Os prophetés (profetas) são aqueles que falam pelos deuses, um profeta é alguém que se comunica de alguma forma com o futuro, o predizendo, para evitar ruínas. Será que a afirmativa: “O presidente da República é há trinta anos um Profeta no combate à criminalidade” é uma afirmativa cínica do bem ou do mal?
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
É certo que Alexandre o Grande em certa feita desejou conhecer um filósofo natural, que na Grécia Antiga habitava um barril, conjuntamente com seu cão. Alexandre foi levado até a presença de Diógenes de Sínope, aquele que mais tarde ficou conhecido como: Diógenes, o Cínico.
Bem, ao chegar à frente da vivenda de Diógenes, Alexandre lhe pergunta: - O que posso fazer por ti meu caro? Peça o que quiser! E então aquele que utilizava o espaço público da ÁGORA para efetuar suas necessidades fisiológicas, olha profundamente nos olhos do grandioso Alexandre; aluno de Aristóteles, e diz: - Meu caro, eu só quero que o senhor se coloque mais ao lado, para que o sol me alcance.
Recentemente houve um discurso de posse ministerial, e guardada as devidas proporções; até poderia nos fazer lembrar do drama de Alexandre o Grande em relação ao “cinismo” do simplista e filósofo Diógenes. Afinal há uma corrente chamada de CINISMO ao qual pertence o supracitado filósofo. É preciso que se abstraia o cinismo bom do cinismo ruim. Já que, a dita corrente, em essência, na sua origem filosófica; fundada pelo grego/filósofo Antístenes, discípulo de Sócrates; se estabelece no propósito da vida vivida na virtude, de acordo com a natureza.
E a partir de esta ilustração (que dizem ser um fato) podemos perceber que o grande valor atribuído (pelo filósofo) ao astro-rei: foi acima de qualquer outro interesse. O grego, que por vezes andava nu, amava a natureza, a liberdade, e os cães, nascera em Sínope uma antiga colônia grega, hoje Turquia. Ele encontrava nos animais, em especial nos canídeos: exemplo existencial a ser seguido...
Não há como confundírmos, a forma criminosa de um malévolo cinismo, e a superioridade altruísta de um cinismo que recusa as benesses mais raras oferecidas por impérios e principados, como no caso transcorrido entre Diógenes, o Cínico; e Alexandre o Grande. As palavras deveras inauditas que advieram da garganta do atual ministro da Justiça nos levam a certeza de que a mentira prevalece nas tribunas, nos púlpitos; como um sortilégio sanguinário que faz viver e faz morrer.
Os prophetés (profetas) são aqueles que falam pelos deuses, um profeta é alguém que se comunica de alguma forma com o futuro, o predizendo, para evitar ruínas. Será que a afirmativa: “O presidente da República é há trinta anos um Profeta no combate à criminalidade” é uma afirmativa cínica do bem ou do mal?
“Até mesmo o sol penetra nas latrinas, mas não é contaminado por elas”.
Diógenes de Sinope, o Cínico.
#LEIABRAZILEVIREBRASIL
#FORANAZISMO
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247