Perdemos o espírito da época

Ao se conjecturar a análise política no cenário das primeiras eleições presidenciais pós 20 anos de ditadura militar, ou seja, o pleito de 1989 verificou-se a grande oportunidade que o Brasil perdeu para uma mudança profunda de suas estruturas carcomidas de nossa sociedade como um reencontro sincero de seu povo com sua historia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao se conjecturar a análise política no cenário das primeiras eleições presidenciais pós 20 anos de ditadura militar, ou seja, o pleito de 1989 verificou-se a grande oportunidade que o Brasil perdeu para uma mudança profunda de suas estruturas carcomidas de nossa sociedade como um reencontro sincero de seu povo com sua historia.

Em companhia do intelectual, professor Carlos Michiles, Ph.D. em Filosofia e grande brizolista, em uma análise conjuntural sob os paradigmas do pleito, se averiguam as digitais inexoráveis do regime ditatorial nos desígnios da nação.

Último herdeiro do Trabalhismo de Vargas e Jango, Brizola reencarnava a síntese da afronta às nossas elites, pois sua ascensão à Presidência da República simbolizava o grande reencontro da sociedade brasileira com o ideário deposto no golpe de 1964.

continua após o anúncio

Brizola era o fio condutor que ligava o passado trabalhista a retomada da agenda reformista e desenvolvimentista, calçado no nacionalismo e na defesa de soberania nacional.

Arquitetado minuciosamente pelo grande ideólogo do golpe, Golbery do Couto e Silva, era de fundamental importância dividir o campo oposicionista e progressista.

continua após o anúncio

Neste sentido, a legenda do PTB historicamente pertencente aos herdeiros legítimos do trabalhismo, não poderia ser de Brizola, uma vez que rememoraria a sociedade brasileira, o legado de conquistas sociais defendidos e executados pela legenda dos trabalhistas, e mais do que isso, era urgente se criar um partido divisionista no campo popular. Surge aí o PT do ABC Paulista.

A marcha da história caminhava para a grande conflagração revolucionária que mudaria as bases do Brasil, pois o projeto educacional de Brizola por meio dos Centros Integrados de Escolas Pública proporcionaria às gerações vindouras a grande oportunidade de uma afirmação social numa educação libertária.

continua após o anúncio

Somando-se ao apaixonamento do debate político de 1989, com o papel desempenhado pelo PT como força divisionista apta a ser derrotada num segundo turno pelas forças políticas conservadoras, e com a massiva manipulação desempenhada pelo monopólio dos Marinhos do grupo Globo de Comunicação, Brizola não chega ao segundo turno por uma diferença ínfima de Lula, acarretando a vitória de Collor.

Ali, o Brasil perdia o espírito da época, pois não se construiu mais as condições para reformar o Brasil pela base, pela edificação de uma nova geração escolarizada em sua plenitude onde estaria condicionada a uma questão de Estado, de soberania nacional, libertária para o nosso povo.

continua após o anúncio

Perdeu-se o bonde da história.

Continuamos no debate apequenado de nossa educação desonesta, de um país profundamente desigual, e de uma sociedade que não se reencontrou com sua própria historia.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247