PCdoB quer chegar aos 100 anos com força eleitoral e identidade preservada
O mais antigo partido do Brasil comemora em março o seu 99º aniversário e quer chegar ao centenário com força eleitoral e identidade mantida, escreve o jornalista José Reinaldo Carvalho
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi fundado em 25 de março de 1922. A sua razão de ser, seu compromisso original é lutar pelo socialismo no Brasil. Nas condições concretas da época atual e situação objetiva e subjetiva no Brasil, esta luta, que por óbvio é processo histórico de longo prazo, é feita com bandeiras amplas, ligadas às aspirações fundamentais dos trabalhadores, à defesa da soberania nacional e da democracia. Dessa maneira, a legenda comunista busca se firmar no cenário político como organização democrática, de esquerda, patriótica e socialista.
Este ano, o PCdoB celebra seu aniversário defendendo a vida - contra o morticínio conduzido pelo governo de extrema direita - e a democracia contra o intento ditatorial desse mesmo governo, lado a lado, em aliança, unidade e frente única com os demais setores democráticos, progressistas e de esquerda do país.
É um partido que atua em todos os cenários e frentes de luta, consoante o grau de consciência das massas populares. Busca afirmar-se também no cenário eleitoral, desenvolvendo e ampliando sua influência política e além disso aplicando o que designa como linha de massas, buscando enraizar-se nos setores populares, desenvolvendo a luta de ideias e soerguendo uma forte organização em meio aos movimentos populares para atuar em escala multidimensional.
O partido sofre os efeitos do anticomunismo e de uma legislação eleitoral restritiva, o que acarreta vaticínios por seus adversários políticos e ideológicos de que estaria perto do fim. Esses adversários chegam a sugerir que o partido mude de nome ou se dilua nos marcos de alguma agremiação de "centro-esquerda".
Contudo, o melhor que os comunistas fazem é manter a legenda, com sua identidade histórica, nome e simbologia, concentrando esforços na mudança da legislação eleitoral, ampliando o arco de alianças políticas e eleitorais e preparando-se para as futuras batalhas de curto e longo prazos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247