Para que uma casa tão grande?
"O Palácio da Alvorada deveria ser transformado num museu. A casa dos presidentes da República não precisa ter mais de 700 metros quadrados", diz Alex Solnik
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Na Folha de hoje saiu uma foto que mostra, à distância, o presidente Lula andando dentro do Palácio da Alvorada através das paredes de vidro. E o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: por que o presidente da República precisa morar numa casa tão grande e tão dispendiosa?
É um imóvel de 7000 metros quadrados. O equivalente a dez casas de 700 metros quadrados, tal como a que Lula e Janja têm em São Paulo, no Alto de Pinheiros.
Faz sentido, num país com tanta gente morando na rua e tanta gente morrendo de fome, o presidente da República e sua esposa, apenas os dois, terem à sua disposição 43 funcionários? Faz sentido a União, ou seja, todos os brasileiros, pagar mais de 500 mil por ano só em salários? Faz sentido pagar mais de R$700 mil por ano só em energia elétrica e mais de R$600 mil em água?
Se o salário do presidente da República não consegue pagar essa conta, por que nós todos devemos pagar?
Não estou aqui para desmerecer essa obra icônica de Oscar Niemeyer, cujo primeiro projeto era mais modesto. O presidente JK, com sua megalomania, exigiu um palácio “monumental”. E Niemeyer obedeceu.
O Palácio da Alvorada deveria ser transformado num museu. Museu da Democracia, por exemplo. E assim ser desfrutado por todos os brasileiros.
A casa dos presidentes da República não precisa ter mais de 700 metros quadrados. Basta comprar alguma mansão, e adaptá-la com todos os dispositivos de segurança ou construir uma nova.
Não tem que ser um palácio. Isso é coisa da Monarquia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247