Para evitar a consolidação do golpe: mobilização

A mobilização precisa acontecer, seja diante do TRF-4, em Porto Alegre, seja nas sedes regionais dos diversos tribunais regionais. E a mobilização não é apenas em defesa dos direitos de Lula. Trata-se de defender a democracia e direitos constitucionais básicos

A mobilização precisa acontecer, seja diante do TRF-4, em Porto Alegre, seja nas sedes regionais dos diversos tribunais regionais. E a mobilização não é apenas em defesa dos direitos de Lula. Trata-se de defender a democracia e direitos constitucionais básicos
A mobilização precisa acontecer, seja diante do TRF-4, em Porto Alegre, seja nas sedes regionais dos diversos tribunais regionais. E a mobilização não é apenas em defesa dos direitos de Lula. Trata-se de defender a democracia e direitos constitucionais básicos (Foto: Pedro Maciel)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O meu último artigo publicado aqui no 247[1] foi considerado pessimista por vários e bons amigos do campo progressista.

Ele não é pessimista, é realista, pois no cenário político do Golpe de 2016 o primeiro ato foi concluído e o afastamento de Dilma ocorreu com êxito.

O segundo ato, que envolve a criminalização da esquerda e de Lula, além de sua inabilitação para concorrer à presidência da república, vai “muito bem”.

continua após o anúncio

Um terceiro ato se anuncia, trata-se da cassação do registro do PT, tudo para que a agenda liberal, derrotada nas urnas, pudesse ser colocada em movimento novamente.

Esse terceiro ato conclui o golpe e a única forma de evitar é ouvir Zé Dirceu, ouvir o apelo de Zé Dirceu e leva-lo a sério.

continua após o anúncio

Qual apelo?

Zé Dirceu, herói de uma geração, convocou uma mobilização nacional para o próximo dia 24 de janeiro, em defesa dos direitos do ex-presidente Lula[2].

continua após o anúncio

A mobilização precisa acontecer, seja diante do TRF-4, em Porto Alegre, seja nas sedes regionais dos diversos tribunais regionais.

E a mobilização não é apenas em defesa dos direitos de Lula. Trata-se de defender a democracia e direitos constitucionais básicos.

continua após o anúncio

Não vivemos uma democracia no Brasil desde o Golpe de 2016, vivemos um verdadeiro Estado de Exceção e o Poder Judiciário que deveria ser o guardião da lei e da constituição, deveria ser o garantidor dos direitos e garantias fundamentais, prestou-se a declarar que vivemos em Estado de Exceção, o fez para que o Golpe de Estado de 2016 fosse concluído sem os “entraves” que a lei e a constituição poderiam criar.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região conferiu ao Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba verdadeira "carta branca" para desrespeitar a lei e a constituição, tudo com base na "Teoria do Estado de Exceção". Essa gente que vai julgar Lula?

continua após o anúncio

Isso mesmo, o TRF 4 na decisão do P.A. CORTE ESPECIAL Nº 0003021-32.2016.4.04.8000/RS, relatado pelo Desembargador Federal Rômulo Pizzolatti decidiu, por maioria, que a operação "lava jato" não precisa seguir as regras processuais comuns, por enfrentar fatos novos ao Direito (decisão alinhada com o que Deodoro fez em 1891 e o que os militares de 1964 faziam através dos Atos Institucionais).

Bem, o TRF 4 fundamentou essa temerária decisão na "Teoria do Estado de Exceção", o que é, data máxima vênia, um crime contra a nação. E o STF queda silente, a sociedade, partidos e forças democráticas não se deram conta da gravidade dessa decisão.

continua após o anúncio

Eu já defendi a pertinência dos líderes que são perseguidos pelo tal Lawfare buscarem asilo político em democracias consolidadas, mas eles são guerreiros da democracia e sequer consideram a ideia.

Mas Lula é vítima de Lawfare, travestida de devido processo legal, razão pela qual todo esforço de seus advogados é inútil. Essa é a minha opinião.

continua após o anúncio

Já me perguntei porque Lula valida a fraude judicial[3] que a 13ª Vara Federal e o TRF4 patrocinam?

Vale lembrar que Getúlio Vargas, diante de injustiça que lhe impunha os canalhas de então, se suicidou, seu ato atrasou em dez anos o golpe militar.

Tendo esse fato em perspectiva o que pretende Lula oferecendo-se à imolação? Será útil esse sacrifício?

Minha pergunta é pertinente, afinal os aristocratas e burocratas que contaminam e dominam os escaninhos das nossas instituições, vassalos do Império e ciosos de mais privilégios, vão tirá-lo da corrida eleitoral, criminalizá-lo e buscarão destruir o mito e reescrever a história.

Infelizmente o meu prognóstico haverá de se confirmar se o apelo lúcido e corajoso de Zé Dirceu não for ouvido.


[1] https://www.brasil247.com/pt/colunistas/pedromaciel/332805/Golpe-em-tr%C3%AAs-atos.htm

[2] http://www.nocaute.blog.br/brasil/jose-dirceu-estreia-no-nocaute-propondo-mobilizacao-nacional-em-defesa-de-lula-no-dia-24.html

[3] https://www.brasil247.com/pt/colunistas/pedromaciel/311593/Por-que-Lula-valida-a-fraude-judicial.htm

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247