Padilha deveria ter aprendido a ser mais tolerante com as críticas

"Um dos responsáveis pelo ambiente de intolerância em vigor no país, cineasta de 'Mecanismo' deveria ser mais compreensivo com as críticas que recebe", escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Confesso que estranhei a reação de José Padilha diante das críticas à sua presença num projeto destinado a recuperar a memória de Marielle Franco, com participação da roteirista Antônia Pellegrino e apoio da Globo. 

continua após o anúncio

As críticas são discutíveis como todas, mas compreensíveis do ponto de vista histórico. 

Em março de 2018, sete meses antes da vitória de Jair Bolsonaro na campanha presidencial, através do seriado Mecanismo, exibido na Netflix, Padilha deu uma contribuição inegável à construção de um ambiente de intolerância e ódio político, no qual Marielle seria executada ao lado do motorista Anderson Gomes. 

continua após o anúncio

Em abril de 2019 o próprio Padilha divulgou um auto-crítica sobre sua postura em relação a Sergio Moro, futuro ministro de Bolsonaro e um dos protagonistas do período. "Quero reconhecer o erro que cometi", escreveu, definindo o juiz-ministro como "empregado da família Bolsonaro". 

"Num país que enfrenta um período histórico que pode ser longo e penoso, a crítica a Sérgio Moro vale como um documento útil de reflexão política sobre a Lava Jato e Bolsonaro", escrevi neste espaço.  

continua após o anúncio

Menos de um ano depois, Padilha reage com palavras fortes às críticas a sua presença num projeto sobre Marielle Franco. Numa página inteira na Folha de S. Paulo, diz que  enfrenta um "linchamento moral, sem direito a resposta nem tempo para explicações". 

Considerando o saldo concreto deixado por Mecanismo,  que ajudou a alimentar um dos maiores retrocessos políticos de nossa história, Padilha deveria ser mais humilde  com as críticas que recebe. 

continua após o anúncio

Até hoje, o país sofre as consequências da postura irresponsável daqueles que  deram sua contribuição para colocar o Brasil no abismo em que se encontra. 

Alguma dúvida?

continua após o anúncio

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247