Paciência Sem Fronteiras

Mendonça Filho (DEM) é ave rara; sua qualidade intelectual só não é mais precária do que a gestão que diz exercer à frente do ministério da educação. Sabe de educação como sabe da geologia fluvial do Cazaquistão. Nada vezes nada!

Brasília- DF 16-06-2016 Presidente interino, Michel Temer e o ministro da educação, Mendonça filho anunciando prorrogação do FIES. Foto Lula Marques/Agência PT
Brasília- DF 16-06-2016 Presidente interino, Michel Temer e o ministro da educação, Mendonça filho anunciando prorrogação do FIES. Foto Lula Marques/Agência PT (Foto: Ângelo Cavalcante)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O que esperar de um "ministro" da educação que não luta ou se empenha pela própria pasta que diz conduzir? Mendonça Filho (DEM) é ave rara; sua qualidade intelectual só não é mais precária do que a gestão que diz exercer à frente do ministério da educação. Sabe de educação como sabe da geologia fluvial do Cazaquistão. Nada vezes nada! É tacanho, de mediocridade oceânica e reconhecidamente incapaz de produzir uma única política de promoção e valorização da educação.

Uma tragédia que grita! Um pústula, um impostor e usurpador do estado brasileiro e da estrategia definitiva da educação e da produção de educação em todos os níveis, setores ou segmentos nacionais. O fim do programa de intercâmbio acadêmico "Ciência Sem Fronteiras" ainda não é o fechamento do caixão. Tem muita "gordura" para ser retirada desse "excesso estatal". Para quê a ampliação e o melhoramento dos institutos federais mesmo oferecendo uma das educações de maior qualidade do Brasil? Por que não cobrar mensalidade nas universidades? Quer estudar? Pague!

Mas para que a iniciação científica no país? Caboclos, negros e mestiços das periferias ou dos roçados, produzindo ciência? Onde já se viu isso? Pesquisa de qualidade e de alto nível é coisa pra europeu, canadense, japonês, yankee. Brasileiro... Brasileiro não!

continua após o anúncio

E quem ganha um mendicante salário mínimo, consumindo-o para mais da sua metade com transporte e alimentação de má qualidade? Como faz para estudar? Ora, ora... Não faz! Estudar é para quem pode, que trabalhem mais!

Minhas lágrimas escorrem! É esse país que quer se afirmar como potência internacional? Que quer construir novo protagonismo político no campo internacional em condições de influenciar decisões mundiais em favor de um um ordenamento geopolítico fundado na justiça, na igualdade e na solidariedade internacional?

continua após o anúncio

Seremos um "player" internacional investindo pesado no analfabetismo e no descaso com a gravidade da educação? Nossa educação seguirá sendo um faz-de-conta? É essa a grande alternativa que golpistas, fascistas e coxinhas legaram para o Brasil de Temer? Não teremos a expansão de mais bibliotecas, centros técnicos, salas de leitura e centros de convivência? Não teremos salas de computação para crianças e adolescentes dos bairros? É essa a opção Temer para a educação?

Não vamos construir intelectuais sérios, profundos e rigorosos, essa gente absolutamente fundamental para a feitura de qualquer política púbica séria? Vamos parar de investir na formação de professores e pesquisadores de altíssimo padrão porque, ao fim, é "caro"? Que estrategia é essa? O que Temer e Mendoncinha estão vendo que ninguém consegue enxergar?

continua após o anúncio

Caro? Caro é não investir, é não formar, reformar e aprimorar a estrutura educacional/acadêmica do país; é ignorar as escolas municipais do Brasil e suas situações de ruína e abandono; é achar que sairemos dessa infame condição nacional e abissalmente periférica apenas na base da produção de commodities agrícolas ou industriais.

Até já se diz de um capitalismo cognitivo! Uma forma sócio-produtiva baseada no conhecimento como gerador de valor e mais-valor. Querem exemplos? As redes sociais são, não casualmente, o resultado de muita pesquisa científica, geram por fim, "zilhões" de dólares aos seus países criadores; Por que? Ora... Esse "brinquedinho" gera produto, peças, negócios, intercâmbios, mídias, propagandas, articulações. É só um programa de computador, mas que foi ampliado, aperfeiçoado, customizado e daí se tornou uma maquina fazedora de rendas.

continua após o anúncio

Deem uma olhada nas ações das empresas de ponta, vejam que o chamado índice Down Jones mede exatamente as cotações das principais empresas ou info-empresas do mundo: google, facebook, apple, etc. Sabe qual é o grande lastro técnico-produtivo dessas citadas empresas? Primeiro, ciência; depois, ciência e depois... MAIS CIÊNCIA!

Tem mais: no dito capitalismo cognitivo onde a capacidade de imaginação e criação são as tônicas decisivas lhe é parte, por exemplo, a poderosa indústria cinematográfica que cria mil e uma novidades para o cinema; esses engenhos como consequência, viram jogos, roupas, brinquedos, adesivos, capas de cadernos, bares e parques temáticos e... Dólares, muitos e muitos dólares aos seus proprietários e produtores via direitos autorais.

continua após o anúncio

Isso, Mendoncinha... É CIÊNCIA! E o padrão atual de produção científica é a combinação mais perfeita, exigente e revolucionária que o capitalismo já empreendeu desde a sua fundação no estupor da revolução industrial lá no século XVII na ilha dos bretões.

O que fazer quando a história não representa nada para quem diz governar? Que fazer quando o país está sendo dissolvido a olhos nus pelo cretinismo secular e dependentista de uma elite tupiniquim e rameira das burguesias imperialistas do além-mar?

continua após o anúncio

Que fazer? Escrever artigos e lança-los nas redes sociais? Esperar para grafar o nome no próximo abaixo-assinado, esta "revolucionária e eficiente ação política", visando garantir a manutenção de mais um direito a ser, é claro, sumariamente perdido? Ir às ruas, balançar bandeiras aos milhões, afinal nossa "democracia" irá nos atender, porque, enfim, somos a maioria? É isso?

Estamos perdendo esse jogo! A educação definha e segue para o patético, para o simbólico e irrisório e, de verdade, já não sabemos o que fazer, essa é a grande e dolorosa verdade. Que fazer?

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247