Os olhos de ressaca de Joaquim “Batman” Levy



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Machado de Assis, ao dizer que Capitu tinha "olhos de ressaca", sabia que um olhar é mais sincero que mil palavras. Os "olhos de ressaca" exibidos ontem pelo ainda ministro da Fazenda Joaquim Levy passavam informação totalmente oposta à que tentava transmitir em voz baixa, desanimada, quase inaudível.

Enquanto verbalmente dizia acreditar que os deputados e a população iriam aceitar as medidas anunciadas por ele e por Nelson Barbosa, com quem forma a dupla Batman e Robin, seus olhos de peixe morto o desmentiam, sujeito por sujeito, verbo por verbo e tudo sem vírgula, nem ponto, como é o seu jeito de falar.

Estava na cara que aquele pacote era o que ele tinha amarrado antes da apresentação do orçamento com rombo, e que tinha sido abatido pela presidente. Ele fora derrotado naquela ocasião e seu pacote somente foi ressuscitado porque era a única resposta pronta ao rebaixamento, não para recuperar o "investment grade" perdido, mas para evitar os rebaixamentos das outras duas agências que avaliam riscos para investidores.

continua após o anúncio

Os olhos de Joaquim "Batman" Levy indicavam claramente que tudo aquilo que propunha, sendo a CPMF a joia da coroa, não passará no Congresso de Gotham City, onde o governo não consegue maioria, desde, coincidentemente, a eclosão da Operação Lava Jato.

Esse é o ponto que precisa ser discutido com urgência antes talvez do impeachment. Será que o governo só obtém maioria quando jorra água das fontes que têm sido secadas pelas operações da Polícia Federal? Será que o Congresso só funciona assim? E o que precisa ser feito para deixar de ser assim? Porque, como já vimos uma vez, impeachment não é garantia de futuro melhor.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247