Odoyá. Que este ano superemos Bolsonaro

"Possivelmente algum devoto bolsonarista deve levar ao mar alguma imagem de Bolsonaro, mas será com certeza recusada quando não afundar"

Le Figaro descreve “início caótico” nas decisões de Bolsonaro
Le Figaro descreve “início caótico” nas decisões de Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dizem que entramos em um período chamado Portal Energético. A configuração tal qual 02/02/2022 só se repetirá em 200 anos. Vamos aproveitar e emanar ao universo o desejo que nosso país volte a ser um país para todos, respeitando credos e raças, que seja respeitado dentro e fora dele. A coincidência deste Portal Energético com o dia de Yemenjá torna o dia mais especial ainda. As mudanças estão sendo sentidas no mundo, com a recente eleição de Marcelo Rebelo de Sousa, do partido Partido Social-Democrata. Para lembrar que por lá, a polarização também é entre a esquerda e a extrema-direita, afinal, o Bolsonaro português, André Ventura teve votação expressiva. 

A mãe Yemanjá, orixá das águas salgadas, Inaê, Janaína, Dandalunda, Ísis, Marabô, Maria, Mucunã , Princesa do Aiocá, Rainha do Mar, Sereia do Mar, aquela que abraça todos no melhor e no pior momento, também sofre com ações de tentativas de embranquecimento cultural. O mesmo que tentaram fazer com Machado de Assis. Basta fazer um sucesso, que imediatamente é aglutinado pela cultura dominante. Quem criou o Rock? Sister Rosetta Tharpe. Fez muito sucesso entre os jovens, mas quem leva a fama? Elvis Presley. Yemanjá  é uma divindade do rio que deságua no mar. Filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos. Representa o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria. 

continua após o anúncio

No sincretismo religioso, Iemanjá é Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria. Os escravos eram obrigados a seguir a religião católica, pois até isso lhes foi tirado. Devemos tudo as culturas Sudanesas (os povos Iorubá, da Nigéria, os Domeianos e os Fanti-Ashanti, da Costa do Ouro), culturas Guineano-sudanesas islamizadas (os povos Fula, Mandinga e Haussá) e as culturas Bantos (os povos de Angola-Congolês e da Contra-Costa). A saída foi rezar para um santo católico pensando em uma divindade. Senhora dos Navegantes e Yemanjá tem essa simbiose, pois Senhora dos Navegantes tinha o título de Estrela do Mar desde a Idade Média. Foi muito popular na época das navegações onde os cruzados a invocavam para proteção ao atravessar os oceanos.

Mas nada tira o brilho de Yemanjá, a mais popular dos orixás entre os brasileiros, que consegue ter admiração até entre católicos e ateus. Seu nome vem da junção de três palavras em Oirubá: Yeyé (mãe), Omo (filho) e Eja (peixe) e sua imagem era de mulher com seios fartos. A mistura com Nossa Senhora, levou a ter os trajes azuis grandes cobrindo seu corpo  e talvez o fato de ser uma mãe zelosa tenha tido aderência maior com o brasileiro que fala que é católico, mas na dificuldade, procura o terreiro de Umbanda. O racismo estrutural que o Brasil vive, onde Laurentino Gomes fala que: A escravidão é o assunto mais importante da história do Brasil. A elite brasileira tentou apagar esse passado de várias formas depois da proclamação de República e até hoje, como tentamos limpar varrendo o assunto para debaixo do tapete, temos uma herança de racismo frequente, que até hoje rende problemas como a morte de Moïse Kabamgabe.

continua após o anúncio

Iemanjá, rainha das águas, ilumine os nossos caminhos e dê-nos sabedoria para suportar as dificuldades, nos abençoe sempre, nos acolhe e nos de discernimento e sabedoria pra seguir a vida. Possivelmente algum devoto bolsonarista deve levar ao mar alguma imagem de Bolsonaro, mas será com certeza recusada quando não afundar. Faltam 333 dias para o fim do governo Bolsonaro, olhai por nós. Axé.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247