O sistema político brasileiro sempre foi uma 'Corrida Maluca'

No desenho, Dick Vigarista e Rabugento, quase sempre, se davam mal no final – e isto era essencial para formação moral das crianças. Por aqui, infelizmente, os salafrários sempre se deram bem no fim das contas – com o beneplácito e cumplicidade da grande mídia, é bom que se diga

No desenho, Dick Vigarista e Rabugento, quase sempre, se davam mal no final – e isto era essencial para formação moral das crianças. Por aqui, infelizmente, os salafrários sempre se deram bem no fim das contas – com o beneplácito e cumplicidade da grande mídia, é bom que se diga
No desenho, Dick Vigarista e Rabugento, quase sempre, se davam mal no final – e isto era essencial para formação moral das crianças. Por aqui, infelizmente, os salafrários sempre se deram bem no fim das contas – com o beneplácito e cumplicidade da grande mídia, é bom que se diga (Foto: Lula Miranda)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O sistema político brasileiro sempre foi uma "corrida maluca", em todos os sentidos (e direções).

Sempre foi uma corrida desvairada, para ver quais candidatos chegavam nos primeiros lugares nas listas de votações – os que ganhariam, já no primeiro turno; os candidatos que iriam para o segundo turno e os deputados e vereadores eleitos.

E, para estes fins, valiam todos os meios.

continua após o anúncio

Sempre foi, também, uma espécie de "Corrida Maluca"[Wacky Races], à semelhança do antigo desenho da TV, que assistíamos na infância. Com direito a "Dick Vigaristas", "Rabugentos" [Muttley] e até mesmo algumas "Penélopes Charmosas".

Porém, faça-se a devida distinção. No desenho, Dick Vigarista e Rabugento, quase sempre, se davam mal no final – e isto era essencial para formação moral das crianças. Por aqui, infelizmente, os salafrários sempre se deram bem no fim das contas – com o beneplácito e cumplicidade da grande mídia, é bom que se diga.

continua após o anúncio

Os "Dick Vigaristas", todos conhecemos seus nomes e partidos, estão aí desde sempre, qualquer que seja o governo; seja a República nova ou velha; a "nova" ou a velha política; seja ditadura ou democracia. São ladinos, matreiros, inescrupulosos, eternos.

Vigaristas, fazem da política um bom negócio, para eles e para seus correligionários. Mas um mau negócio para a população em geral – e para o país.

continua após o anúncio

Os nossos "Dick Vigaristas" sempre terminam por ganhar as corridas. Agora, todos já sabem como: com propinas milionárias pagas pelas grandes corporações, contas milionárias offshore, operadores na Suíça, "mensalão" da mídia e marqueteiros pagos a peso de ouro ("por dentro" e "por fora").

Haja vista a privataria tucana, os "mensalões" [o tucano (o original) e o petista (a cópia)], o "trensalão", o "petrolão", a lista de furnas, a máfia do ISS, a máfia do ICMS, o "merendão" tucano etc. e etc.

continua após o anúncio

A vigarice generalizou-se. Mas ainda não se desmoralizou para valer. Só alguns "vigaristas" são condenados. Por uma questão de conveniência e interesses – e não somente por hipocrisia ou falso moralismo.

Os petistas, os de outrora, eram os "mocinhos". Sempre tentaram, até a primeira vitória de Lula, vencer a essas corridas malucas dentro das regras e da ética republicana. Mas, agindo dessa maneira, disputavam em desigualdade de condições, e perdiam todas.

continua após o anúncio

Até que resolveram se utilizar das mesmas trapaças dos mais diversos e variados "Kid Vigaristas".

A real política tinha sua ética e know how , digamos... próprios, singulares.

continua após o anúncio

As regras dessa "corrida", na verdade, devem estabelecer as mesmas regras e igualdades de condições para todos os corredores. Senão, torna-se um previsível jogo de cartas marcadas. Ou uma democracia "para inglês ver", bancada pelos donos do capital [sejam empresários ou pastores] – quando não pelas máfias ou pelo crime organizado.

O que não pode é o(s) Kid Vigarista(s) continuar(em) levando vantagem em tudo. Certo? E chegando, sempre, em primeiro lugar.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247