O show de Truman revisitado ou não existe almoço grátis

Se todos estamos no mesmo barco, a dormência digital pode ser loucura coletiva e silenciosa em que a lucidez é pré-fabricada e previsível como a minha neste momento



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O universo paralelo existe fora da fantasia ou ficção. A realidade alternativa se mistura ao nosso cotidiano desde a hora que fazemos café pra despertar pela manhã (e provavelmente checamos o celular) à hora de encerrar o dia em casa e ir dormir (não sem antes dizermos boa noite nas redes sociais). Parece-me que o show de Truman era previsão de futuro e que estamos todos interligados por aplicativos e logins na cyber-irmandade globalizada.

Loucura minha? Esquizofrenia apontando seus primeiros sintomas?

Se todos estamos no mesmo barco, a dormência digital pode ser loucura coletiva e silenciosa em que a lucidez é pré-fabricada e previsível como a minha neste momento.

continua após o anúncio

Falo do futuro que vivemos agora, da tecnologia que nossos poros e sentidos absorvem diariamente. Falo das soluções quase mágicas de Silicon Valley que nos inebriam, turvam a visão e encantam nossos sentidos, nos fazendo crer que a realidade (sim, vivemos um mundo real de sentidos, sensações e acontecimentos orgânicos e materiais) hoje é muito mais palatável do que já foi um dia.

Em outras palavras, acreditamos que estamos caminhando pra o nirvana, alcançando uma espécie de cyber-paraíso, onde pra todos os males há solução, onde tudo ficou mais fácil, onde a mágica virtual acontece e, com ela, nos tornamos mais corajosos, charmosos, inteligentes e bem-sucedidos.

continua após o anúncio

O comércio é mais fácil na Internet. Comprar, vender, comparar e buscar melhor preço - tudo ao alcance dos dedos.

Ideologia pode ser construída nos blogs e movimentos organizados no twitter. Tópicos são debatidos no Facebook e talentos naturais descobertos lá também.

continua após o anúncio

Pode-se amar mais e melhor com a ajuda das redes e aplicativos de namoro online.

Pornografia na net é a opção de sexo a custo baixo ou zero, sem ter que brigar pelo "dinheiro de volta" caso a satisfação não seja garantida.

continua após o anúncio

Todos mais bonitos nas fotos, selfies ou não, sempre com a generosa ajuda de ferramentas e filtros.

Diz-se o que se pensa sem pudor ou receio de desagradar. Redes sociais são palcos livres para se atuar. Fala-se com o prefeito da sua cidade, jogando na cara o que se pensa dele, comentando num de seus posts no Facebook. A sinceridade e transparência de opiniões nunca foram lugar tão comum no nosso dia a dia como agora.

continua após o anúncio

Famílias felizes, conquistas materiais, carros, viagens, amor de Hollywood. Tudo é possível e bem divulgado na internet.

Tratamentos, curas, descobertas, evolução da medicina, tudo apoiado e viabilizado pela tecnologia de ponta. Poucos problemas são considerados insolúveis.

continua após o anúncio

Perfeito. Que lindo o mundo em que vivemos, não? Tudo indica que a Humanidade chegou a um ponto de sua caminhada onde a balança pende (com folga) pros prós. Os contras se tornaram invisíveis, disfarçados. O torpor cibernético de efeito prozac nos faz acordar e dormir acreditando que temos um mundo mais justo, mais democrático e de mais possibilidades para qualquer um com iniciativa, ideia, ou desejo.

E de repente acordo como num pesadelo, no susto, atordoada ainda com todo o ópio virtual, com uma frase na cabeça (como se viesse do além em alto e bom som): "Não existe almoço grátis" (tradução de um ditado inglês).

continua após o anúncio

Volto ao início: será essa voz em minha cabeça é um sintoma de transtorno psiquiátrico ou vivi por instantes o gosto amargo da falta da droga-passaporte para o mundo perfeito?

O almoço nunca é de graça e o que vivemos hoje na internet tem um preço a ser pago.

O melhor (?) de tudo é que a conta já chegou e estamos pagando suavemente, sem percebermos. A conta é grandiosa, mas indolor. O cheque especial da falta de privacidade tem juros embutidos. O controle cada vez maior e mais fiel de tudo o que temos, somos e pensamos se veste de democracia. "Obrigada, Internet. Sem você não teríamos democracia de verdade." As prestações desse almoço não doem no bolso, são suavizadas pelo mundo dos memes e das aspas. Não podemos acreditar no que não vemos. Mas podemos, ao menos, tentar identificar a quantia e o peso do que pagamos. Basta pensar um pouco. Se Internet é bom pra vender produtos diversos (a cada "like" em páginas deles no Facebook nos deixamos seduzir mais um pouco) é melhor ainda pra vender ideias e posicionamentos. E se somos controlados por tendências e tecnologias no mundo do consumo fácil (somos e não podemos negar) por que não o seríamos no campo ideológico? Falta de privacidade e democracia não combinam. Definitivamente. Ainda consigo enxergar em meio à nossa good (?) trip.

Controle crescente é o nosso carnê de prestações. Seguimos pagando.

E voltemos ao show de Truman.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247