O que Bolsonaro fez de bom para o Brasil?

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Para praticamente seis em cada dez brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro não fez nada digno de nota ou se fez, eles não sabem. Esse foi o resultado de uma sondagem do Datafolha, que perguntou o que o presidente fez de melhor.
Essa pergunta foi feita aos seis meses de governo, quando Bolsonaro ainda contava com o apoio das urnas, tinha muito tempo pela frente para governar, desenvolver projetos, impulsionar a economia, representar o país internacionalmente e trabalhar pelo seu crescimento.
Nos dias atuais, com mais de 90% do mandato cumprido, faltando quatro meses para o fim, a pergunta continua ecoando na cabeça do bolsonarista como um sino dentro de um poço: o que Bolsonaro fez de bom para o Brasil? A claque fascistóide dirá: “tiramos o PT”.
Recente levantamento apontou que Bolsonaro realizou 36% dos 58 compromissos que prometeu na campanha, incluindo facilitar o acesso às armas de fogo, reformulação do estatuto do desarmamento, extinção do Ministério das Cidades, criação do superministério da Economia, acabou com o monopólio da Petrobras na cadeia de produção do gás natural e vendeu seus ativos.
Se o presidente não estivesse impregnado por valores reacionários e ideológicos, se mantivesse um comportamento básico que o aproximasse da figura de um estadista, bastava parecer solidário e empático durante a pandemia, para construir uma imagem oposta a que tem hoje, suficiente para tirar votos de seus adversários.
Sem nada no currículo para apresentar, o presidente/candidato está apostando no aumento dos gastos e no contingenciamento dos orçamentos, principalmente dos Ministérios da Saúde e Educação, para pagar os auxílios que constam na PEC do desespero, que deixarão menos recursos para tocar as políticas públicas em 2023.
Ao que parece, essa medida não surtirá o efeito esperado, pois 59% dos beneficiários dos auxílios, têm a percepção de que a ação é puramente eleitoral para compra de votos, e a maioria diz preferir o ex-presidente Lula.
Rejeitado pela linhagem da elite, banqueiros e empresários, Bolsonaro está isolado e estuda uma fórmula inconstitucional, apoiado pelos abutres do Congresso, para fugir dos inevitáveis processos que irá enfrentar, pelos diversos crimes que cometeu.
Tendo preterido o trabalho pelas motociatas, bravatas, ameaças às instituições, incitação ao ódio e aos atos não democráticos, três anos e oito meses depois, o eleitor de Bolsonaro não consegue responder: o que Bolsonaro fez de bom para o Brasil?
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247