O PT tem que ter um presidente que possa disputar a presidência da República

Fora do governo, o PT pode e deve seguir o exemplo das democracias européias nas quais o líder do partido é o que encabeça a lista ou a chapa para as instâncias máximas dos países. E, de concreto, o que o PT tem a mostrar, afora os idílios do "poderia ser" e "deveria ser", é a maior obra do ex-presidente

28/09/2016- Campinas- SP, Brasil- Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de caminhada com o candidato a prefeitura de Campinas, Marcio Pochmann. Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
28/09/2016- Campinas- SP, Brasil- Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de caminhada com o candidato a prefeitura de Campinas, Marcio Pochmann. Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula (Foto: Leopoldo Vieira)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nesta tarde de quinta-feira, a força-tarefa da operação Lava Jato denunciou novamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais uma da metralhadora giratória contra o sistema político.

O que parece estar em curso é impor ao País que quase todos os presidenciáveis fortes de 2018 sejam indiciados, denunciados ou réus para desmoralizar qualquer alternativa oriunda do processo democrático.

Lula está sabendo se defender, mas tem pode mais do que isso neste momento histórico.

continua após o anúncio

Concomitante às denúncias, cresce a expectativa de que ele assuma a presidência do seu partido, o PT.

É o melhor o que pode fazer.

continua após o anúncio

A partir dessa posição juntará sua defesa à defesa do partido. Como líder da força política, poderá juntar também as pautas petistas de sua liderança que segue na dianteira das intenções de voto. E terá o espaço adequado para demarcar ou mediar posições com o governo Michel Temer sem o zum zum zum nas lides petistas que já se tornou comum.

Fora do governo, o PT pode e deve seguir o exemplo das democracias européias nas quais o líder do partido é o que encabeça a lista ou a chapa para as instâncias máximas dos países.

continua após o anúncio

E, de concreto, o que o PT tem a mostrar, afora os idílios do "poderia ser" e "deveria ser", é a maior obra do ex-presidente: 20 milhões de empregos, advindos da combinação de crescimento com distribuição de renda, possível pela concertação entre capital e trabalho e uma governabilidade mais ampla em nível congressual.

É que o que, mesmo com narizes tortos, parte da ciência política tem chamado de lulismo.

continua após o anúncio

Sem dúvida, Lula presidente do PT arma o partido e a si mesmo para enfrentar uma situação só semelhante à Revolução de 1930.

Em outras palavras, o PT tem que ter um presidente que possa disputar a presidência da República.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247