O fim do petismo: lições capitais

O PT e o seu discurso social-democrático foram literalmente engolidos pelo discurso do capitalista com o qual se aliou para se eleger e governar o Brasil a partir de 2002



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O PT e o seu discurso social-democrático foram literalmente engolidos pelo discurso do capitalista com o qual se aliou para se eleger e governar o Brasil a partir de 2002.

Anterior à primeira eleição de Lula, o mesmo foi claro ao se dirigir ao líder do movimento dos sem-terra à época, José Rainha, quando indagado sobre a aproximação perigosa dos vermelhos aos empresários, banqueiros e demais burgueses:

"Companheiro José Rainha, primeiro é preciso ganhar as eleições para a gente fazer as Reformas.". disse-lhe Lula.

continua após o anúncio

Dito e feito, até a escolha de seu Vice-Presidente, o mega-empresário José Alencar, já assinalava a composição política para concorrer e vencer as eleições presidenciais de 2002.

Em princípio, nada demais até aí, pois de fato, Lula já fora derrotado por três eleições consecutivas com o apoio apenas de suas bases ideológicas e parecia perceber que "bater de frente" contra o capitalismo monetário somente com o "amor à arte" seria uma luta quixotesca em vão, pois os moinhos não eram de vento, o poder do capital era bem concreto e avassalador.

continua após o anúncio

Talvez o que Lula não imaginasse fosse aquilo subjacente à lógica perversa que engendra e estrutura a ética capitalista sem limites que sempre quer mais...

Com o governo Dilma e o seu vice peemedebista, Michel Temer, supostamente decorativo e inofensivo até certo ponto, as coisas tomaram um rumo dramático no campo das alianças forjadas entre ideologia popular de base versus representação inescrupulosa do "capitalismo canibal".

continua após o anúncio

Temer, na verdade, com o seu sangue genético 'vamp' , desvelou a sua face infiel e sanguinária. Se ele era considerado vice decorativo, subitamente, ele se transformou em vice vingativo, escroque simbólico da oposição capitalista e dos senhores da Casa Grande.

Talvez aí resida o grande erro do Partido dos Trabalhadores de Dilma: excessos de concessões administrativas governamentais contrapondo-se cabalmente à ideologia partidária e a vontade popular que a elegeu por dois mandatos.

continua após o anúncio

A governabilidade Dilmista tornou-se insustentável no mato político emergido, habitat e lócus de cobras venenosas mortais que Dilma continuou a alimentar descaradamente em seu criatório germinal insaciável desde a era Lula.

Entretanto, sem o carisma nem a habilidade política de Lula, fatalmente Dilma seria mortalmente picada, como de fato o foi de forma letal. Aqueles que maçiçamente poderiam defendê-la nas ruas e nas praças já percebiam o fracasso de sua política frouxa e entreguista, pois a mesma não deixou de traí-los ao se aproximar demasiadamente do inimigo capital. Nada poderia ser mais feito, não existe soro antiofídico para essa espécie de cobra venenosa, metade homem e metade animal peçonhento matador.

continua após o anúncio

A essa altura da globalização capitalista que somente goza com a destruição do Outro e do planeta Terra, apenas lutas ideológicas fragmentadas contra o poder do capital com o seu discurso simbólico naturalizador da realidade social mundana num grande mercado de consumo, fatalmente se sucumbirá qualquer forma combativa. A grande maioria dos servos (eleitores) já foram objetificados dentro de um mundo imaginário mercantil de onde talvez não se saia mais...

A propagação imaginária do perdão dos céus através da compra de passaporte para o paraíso metafisico extraterrestre, também um modelo assentado na lógica capitalista, parece ser a última reserva de salvação da classe popular.

continua após o anúncio

Não se diz aqui que o capitalismo humano seja um mal em si mesmo, senão o seu uso mortífero.
Como não se pode vencer o capitalismo de frente, quem sabe o "pulo do gato" deva se dar pelas beiradas, num encontro somente intersticial com ele, sem, contudo, se prostituir junto a ele.
Daquele PT de Lula, e, principalmente, com esse último e derradeiro de Dilma, restam apenas algumas lembranças nostálgicas positivas, arranjos atrapalhados, perda completa da identidade partidária original do PT.

Que pelo menos fique essa triste lição capital. Petismo desandou...

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247